Ações

Pedra fuzada

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Pedra fuzada (pontal ou cabo))

Pedra fuzada

Geometria

Coleção Levy Pereira


Pedra fuzada

Pontal ao sul da barra do 'Guaramama' (Rio Gramame).


Natureza: pontal ou cabo.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nomes históricos: Pedra fuzada; Pe∂ra ƒora∂a (Pedra Furada), Ponta da Pedra Furada (Ponta ∂o prԐ∂ra fura∂a'; 'P. ∂o prԐ∂ra fura∂a'.).


Nome atual: Pedra do Amor.


Notas:

Nesse pontal há uma formação rochosa junto à praia, assemelhada a uma parede ou muro.

Essa parede de pedra tem um furo, formando um arco, dando-lhe a aparência de uma ponte, e está nas falésia da Praia de Jacumã, município de Jacumã-PB.

Citações:

►Mapa (BRASILIA PARS) CAERTE Van∂Ԑ Cust Van BRASŸL ßԐginԐn∂Ԑ van R. ƒԐrmoso Ԑn∂ Ԑin∂icht aԐn Cabo Roia, G.V.S. (Geleyns van Stapel), 1632, plotada, 'Pe∂ra ƒora∂a.', ao sul do 'C. blanio.' (Cabo Branco).

(Laet, 1637), "Paraíba", pelo piloto Jan Pietersz Geus, pg. 220:

"Ponta da Pedra Furada: nesse lugar desemboca um rio com um recife em frente da embocadura, e se estende até a margem a sul dele, e é possível entrar nele com barcos e chalupas; os grandes navios não podem. É um rio largo, que fica a 7 graus e 24 minutos. A norte há mais um recife, que se estende até a ponta do norte da embocadura do rio, e tem uma légua de extensão. E não é possível entrar pelo norte na pequena meia légua da terra; a profundidade é de 7, 8, 9 pés. Mas a partir do sul pode-se entrar, desde que não se aproximem demais do recife: a meio caminho entre a margem sul e o recife há profundidade de 5, 6 e até de 7 braçadas. Entre estes dois recifes pode-se ancorar sobre 3 a 3 1/2 braçadas, e 4 1/2 de bom surgidouro limpo.".

  • Notas:

1) No documento original, 'Ponta ∂o prԐ∂ra fura∂a' e 'P. ∂o prԐ∂ra fura∂a'.

2) O rio citado é o 'Guaramama' (Rio Gramame).

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 218:

"Do Itatendioba (Tamatauba) para o norte, estão Acaricri, Paratyi (Paratibe), Mucatu, Pedra Furada, onde deságuam o Quiryi (Quiriri), o breve Acaropeba, (Acarapeba, Carapeba) e a foz do Guaramama (Gramame) que, depois de ligeiro curso sinuoso, inflete para a esquerda, desaparecendo.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pedra fuzada". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pedra_fuzada. Data de acesso: 25 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página