Ações

Petipé

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A escala na cartografia é a relação matemática entre as dimensões do objeto na realidade e as do desenho que o representam em um plano ou um mapa. No desenvolvimento da ciência cartográfica, a escala era apresentada em muitos mapas com a nomenclatura de petipé. Nos mapas históricos o petipé era representado geralmente em algma extremidade do mapa (ou até mesmo ao redor do mapa como um todo), mas, especialmente na parte inferior do mapa. O petipé é definido por Fortes [1] como: uma linha arbitrária, dividida em um certo numero de partes iguais, que denotam indiferentemente quaisquer medidas, ou sejam léguas, ou braças, varas, pés, palmos, etc. (...) O petipé gravado em uma régua de latão ou madeira.

Ainda, o dicionário de Raphael Bluteau [2] salienta sobre a relação entre petipé e a escala: Para arquitetos e geógrafos petipé é uma linha reta, dividida pela regra das proporções em maiores ou menores partes iguais, com que se toma a medida comum a todas as partes de um edifício para saber quanto tem de altura um sobrado, no petipé se toma com um compasso a medida e nas cartas geográficas se faz o mesmo, para conhecer a distância de uma cidade a outras. Os geômetras lhe chamam escala Daqui nasce que petipé também se chama escala.


Referências

  1. FORTES, Manoel de Azevedo. Tratado do modo o mais fácil, e o mais axacto de fazer as cartas geográficas, assim da terra, como do mar, e tirar as palntas das Praças, Cidades, e edifícios com instrumentos e sem instrumentos, para servir de instruccam à frabrica das Cartas Geográficas da História Ecclesiastica, e Secular de Portugal. 1722, pg. 40 e 51
  2. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Petipé". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Petip%C3%A9. Data de acesso: 21 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página