Ações

Piabĩ

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Piabĩ (local no litoral))

Piabĩ

Geometria

Coleção Levy Pereira


Piabĩ

Local no litoral, ao norte da barra do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco', e no extremo do 'Gouverneurs pat' (caminho).


Natureza: local no litoral.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA


Nomes históricos: Piabĩ; Piabi; Ipeba; wypԐua; uypԐna; wÿpeva.


Nome atual: ...


Notas:

1) o topônimo 'Piabĩ' é nome tupi, e significa "rio das piabas";

2) os pequenos rios nessa área tem suas fozes, e seus cursos, interrompidas por areia (são maceiós);

3) essa área está sob influência do estuário do Rio São Francisco, que deposita extenso areal, em camadas sucessivas e paralelas à costa - a foto de satélite do Google Earth mostra muito bem esse fenômeno;

4) o 'Piabĩ' é o núcleo histórico da cidade de Feliz Deserto-AL

5) atualmente a cidade de Feliz Deserto-AL, situada em terreno alto e firme, dista cerca de 1.500 m da Praia do Toco;

6) deve-se fazer um estudo para determinar a posição da praia no século XVII, o que eventualmente poderá esclarecer se o núcleo histórico da cidade de Feliz Deserto estava à beira-mar nessa época.

Citações

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, sem nome, posição presumida na barra do rio que deveria estar assinalado com a letra Q, 'Q - Rio Ipeba'.

Notas:

a) não consegue-se ver nesse mapa as letras que assinalam os entes geográficos O, P, e Q, na imagem utilizada neste estudo, todavia, o rio é reconhecível;

b) o 'Rio Ipeba', desenhado com barra no oceano, pode ter sido barrado por areia (maceió).

►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA, não está plotado, todavia, está desenhada a 'Pta. ∂Ԑ wypԐua', ponta entre as barras do 'Rº. ∂Ԑ ƒrancisco' (Rio São Francisco) e do 'R. CoroԐrip' (Rio Coruripe).

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, não está plotado, contudo, está plotada a 'Pta. ∂Ԑ uypԐna', ponta entre as barras do 'Rº St. ƒrancisco' (Rio São Francisco) e do 'R. Cororippĭ' (Rio Coruripe).

►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, não está plotado, porem está assinalada a 'Pª. wÿpeva:', ponta entre as barras do 'Rº: St Francisco: (Rio São Francisco) e do 'Cororipo:' (Rio Coruripe).

Mar adentro, a leste, estão plotados os 'Baxos ∂e ∂on: Ro∂rigo:'.

(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 203-204, citando que o caminho

- do 'Rio Miguaí', que 'É um riozinho que nos meses chuvosos sai do mar; tem água boa e pasto para os cavalos.', até o 'Piabi', percorre-se em 1 3/4 h;

- do 'Piabi', que 'Aqui entra-se para o interior. Chama-se passo do Governador.', 'Para o interior', até o 'À direita, uma pequena lagoa', percorre-se em 1/2 h;

- da '... pequena lagoa', até 'À direita, um lago (lac) alongado', percorre-se em 3/4 h;

- do '... lago alongado', até 'À esquerda, água potável', percorre-se em 1/4 h;

- da '... água potável', onde 'Aqui há uma grande planície com paúis e pasto para os cavalos.', até 'Piripiri, um paul', percorre-se em 1 1/2 h de viagem.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 169:

"As três estradas que saem do Penedo dizem de sua movimentação intensa.

...

A segunda desce para Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Loreto, Piripiri, até o Piabi. Diziam-na gouverneurs pat, traduzindo o ITINERÁRIO por Passo do Governador.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Piabĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Piab%C4%A9. Data de acesso: 24 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página