Ações

Portalegre

De Atlas Digital da América Lusa

Portalegre

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeia de Apodi
Populacao > Aldeia
antes de 1761 1761
Portalegre
Populacao > Vila
1761 1808

A Vila de Portalegre (ou Vila do Regente) foi instalada em 1761 pelo Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, construindo-se o pelourinho e dividindo-se o poder antes pertencente aos jesuítas.[1] A aldeia originária tinha suas origens por volta dos 1700 e chamava-se aldeia de Apodi. Após a elevação a vila, foram transferidos compulsoriamente à Vila de Portalegre índios Paiacu, em 1763.[2] A primeira referência à vila, no Arquivo Histórico Ultramarino, é de 1780 e se trata de um requerimento do capitão José Vieira de Melo à rainha D. Maria I pedindo confirmação de carta de sesmaria de terras.[3]


Referências

  1. CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p.
  2. LOPES, F. M. Em nome da liberdade: as vilas de índios do Rio Grande do Norte sob o diretório pombalino no século XVIII. Tese (Doutorado em História do Norte-Nordeste) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2005. 699 f.
  3. AHU-D. 457.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "Portalegre". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Portalegre. Data de acesso: 16 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página