Ações

Pta. de Luçena

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Pta. de Luçena

Pontal ou cabo, ao norte da barra do rio 'Paraiba'.


Natureza: pontal ou cabo.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Ponta de Lucena.


Nome histórico: Pta. de Luçena (Pº. dĭ LuԐcna., Pº. ∂e Lacena:, Pº. ∂e Lacena:, P. Loaenda.

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA - plotada como cabo ou ponta, 'Pº. dĭ LuԐcna.'.

►Mapa Y-48 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Cabo Blancko en Rio Jan de Sta - plotada como cabo ou ponta, 'Pº. ∂e Lacena:'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotada como cabo ou ponta, 'P. Loaenda'.

(Laet, 1637), Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 122:

"A Ponta de Lucena é o cabo setentrional do [rio] Paraíba, meia légua da [cidade da] Paraíba; somente há bom ancoradouro obliquamente ao lado dele; no mar estão alguns escolhos. Entre os escolhos, os barcos jazem sobre 2 1/2 a 3 braçadas, e os navios no mar fora sobre qualquer profundidade desejada. Na terra há algumas casas de camponeses, também uma aldeia de selvagens ao lado do mar.".

(Herckmans, 1639), pg. 25:

"Do Cabedelo para além da barra do Paraíba está Ponta de Lucena; a direção é através dos baixios uma grande légua para o noroeste. Esta ponta é muito proeminente; ao norte dela sai no mar um desaguadouro. Aí habitou outrora um homem que transportava as pessoas (de um lado para o outro) em uma barca, donde vem o nome de ponta de Lucena. ".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 221-222:

"Ao longo da costa há a Ponta do Lucena, popularíssima nos portulanos. Arata (a Rata?), com curral de gado, ladeiras de serras e um riacho e mais o Potiguaçu.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pta. de Luçena". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pta._de_Lu%C3%A7ena. Data de acesso: 13 de outubro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página