Ações

Pto. do Pao Amarello (porto)

De Atlas Digital da América Lusa

Pto. do Pao Amarello (porto)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Pto. do Pao Amarello

Porto (e ponta) na Capitania de Pernambuco.


Natureza: porto.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Porto (ponta) do Pau Amarelo (Pao Amarello, Pao Amarelo, pomarel, Pommarel), Pto. Amarello, Ponto Pommarel, hoeck van Pommarel.


Nome atual: Ponta do Pau Amarelo.

  • Há nas cercanias a Praia de Pau Amarelo, o Forte Pau Amarelo, e o bairro de Pau Amarelo, situados no litoral e no município de Paulista-PE.
  • Vide mapa IBGE Geocódigo 2610707 Paulista-PE.


Notas:

1) o BQPPB o plota com o símbolo de porto (âncora), profundidade 4 pés (possivelmente braças, mas obedece-se à tradução de 'pedibus' na Nota Técnica desse mapa).

2) nesse local os neerlandeses desembarcaram sua tropa em 14/2/1630, iniciando a fase terrestre da invasão da Capitania de Pernambuco.

Citações:

►Mapa IT (Albernaz, 1626/1627), plota uma barreta nos arrecifes, designando-a 'Pao Amarelo'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plota uma barreta nos arrecifes, com enseada, designando-a 'Pao AmarԐllo'.

►Mapa Y-41 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Cabo St. Augustijn ende hoeck van Pommarel, plotado como ponta, 'Pº pomarel:' .

►Mapa Y-45 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Ponto Pommarel ende Cabo Blancko, plotado como ponta, 'pomarel:' .

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plota uma barreta nos arrecifes, 'Pto. Amarello'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Pto do Pao Amarello'.

(Laet, 1637), Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 125-126:

"Segue o Rio da Maria Farinha, ...

Duas léguas mais ao sul segue Pau Amarelo: lugar capaz de ancorar com navios grandes e de desembarcar com chalupas; lá não há fortaleza nem aldeia.".

(Pereira da Costa, 1951), Volume 2, Ano 1630, pg. 494-495:

"FEVEREIRO 18 — Carta dirigida ao soberano pelo capitão-mor governador de Pernambuco, Matias de Albuquerque, comunicando a invasão da capitania pelos holandeses, recebida a 20 de abril:

"Senhor. — Em 14 deste mês chegaram sobre este porto setenta naus de holandeses de que trinta e seis são de oitocentas até mil toneladas cada uma, ...

... e andando ocupado neste trabalho me chegou aviso de André Dias de França do rio Tapado, em que me avisava que o inimigo tinha desembarcado muita gente no Pau Amarelo; ...".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 184-185:

"Para o norte: — Rio Tapado, Paratiji ou Rio Doce, Ponta do Pau Amarelo, onde os holandeses desembarcaram para a invasão em fevereiro de 1630, e logo o Iaguari, vulgo Maria Farinha (47).".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pto. do Pao Amarello (porto)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pto._do_Pao_Amarello_(porto). Data de acesso: 20 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página