Ações

Quartier (casa)

De Atlas Digital da América Lusa

Quartier (casa)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Quartier

Casas no norte da 'Paraĩgera ou Algoa de Sal' (Lagoa Manguaba).

Acampamento militar, quartel neerlandês.


Natureza: casa.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Quartier; acampamento; guarnição do Engenho Velho.


Nome atual: ...

Possivelmente situado na área urbana de Pilar-AL.

Citações

Teensma, B. N., traduziu do neerlandês para o português: "Quartier = Caserna".

(Dussen, 1640), relatando sobre as guarnições aquarteladas nas Alagoas - a do Capitão Sluyter já estava acantonada no Engenho Velho, pg. 213-214:

"GUARNIÇÕES

Parte de nossa tropa está de guarnição nos fortes acima referidos e parte no interior do pais; por um lado porque dispersa é mais fácil obter o necessário sustento; mas sobretudo para mantê-la próxima dos lugares onde poderá ser necessária e, no caso em que a frota espanhola venha ao nosso encontro, para proteger a nossa conquista e lançar-se contra o inimigo se este chegar a desembarcar tropa.

O efetivo de nosso exército e onde estão situadas e se mantêm as nossas guarnições, V. Excias. poderão verificar da lista abaixo:

...

Em Alagoas, 4 companhias com 293 homens, a saber:

Companhia do Cap. Pithaven, 27

Idem de Sluyter, 53

Idem de Brantbarents, 115

Idem de Leblancq, 98

________________

293".

(Bullestrat, 1642), pg. 176 :

"A 10 de janeiro de 1642 passei em revista a companhia do Capitão Davit Sluyter, a companhia do Capitão Willem Lambers e juntamente o pessoal do trem, tudo conforme os róis anexos.

Visitei o reduto no aquartelamento, achando-o totalmente insatisfatório e localizado de tal forma que um morro das proximidades o domina inteiramente e quando o Engenho Velho for reconstruído não poderá o reduto permanecer no mesmo lugar, porquanto o Engenho fica próximo ao dito morro. ... ".

(Walbeek & Moucheron, 1643), pg. 134:

"O meio mais pronto e menos dispendioso que tem a Companhia para promover a colonização das Alagoas, bem pesadas as dificuldades que ficam expostas, consiste, ao nosso ver, em fazer com que a guarnição desse distrito (a qual presentemente consta de duas companhias) se componha de gente casada, e que se lhes pague aí todo o seu soldo e sua ração, a fim de que tenham recursos para se manterem (18).".

(Gonsalves de Mello, 1985):

@ na INTRODUÇÃO da tradução do relatório (Walbeek & Moucheron, 1643), pg. 113-114:

"Em 26 de março de 1642, lê-se na atado Alto Conselho, "por insistência de diversos moradores desta conquista, que se manifestavam em favor de se repovoar as Alagoas", resolveram o Conde e o dito Conselho publicar um edital nestes termos:

"Os moradores das Alagoas e outros súditos nossos nos expuseram por escrito como estão dispostos a tornar a cultivar a terra e povoá-las, se concordássemos e lhes concedêssemos certas condições que eles nos apresentaram. Assim, tendo examinado as ditas condições e considerando quão importante é, para todo este Estado, que aquelas terras sejam novamente beneficiadas como dantes e querendo para esse fim favorecer tanto as pessoas que lá se encontram quanto as que ali vierem a se fixar, resolvemos conceder-lhes os artigos seguintes:

...

5. Para maior segurança dos moradores contra os ataques e os roubos dos negros dos Palmares, será deslocada a guarnição do Engenho Velho para as povoações das Alagoas do Norte e do Sul. ".

@ pg. 139:

"(18) A carta do Conselho dos XIX ao Conde e ao Alto Conselho, datada dos Países Baixos 18 de abril de 1642, anunciava que fora decidido pelos XIX que, para o fim de favorecer e aumentar a população do Brasil seria concedido a todos os militares (a começar dos soldados) e aos demais empregados da Companhia, sendo casados e mantenham aqui sua mulher e família, o adicional de 1/4 do soldo ou do salário e juntamente da ração que percebiam: ARA, OWIC códice 8. Pelo que se vê deste Relatório tais medidas não seriam suficientes. ".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 170:

"A seguir, Nossa Senhora d'Anunciação, S. Grauiel (Gabriel) e abaixo, o "Quartier" militar, já citado no relatório de Walbeeck, em outubro de 1643.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Quartier (casa)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Quartier_(casa). Data de acesso: 19 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página