Ações

Quinta feira 8. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Quinta feira 8. (Março)

Geometria
Saldanha.png






Hum Lugar tão conhecido como o de Mbatobi, se offerecia para marca das nossas topograficas operaçoens pelo lado Occidental do Albardão Grande, assim deixando nós o Ybicuy-guasú, e os seus Galhos, voltamos neste dia para o Sul, reconhecendo o Albardão Grande, e as Cabeceiras de varios Arroyos, que formão o Rio Bacacay, em huma das quaes acampamos, e na falda Oriental da mesma Coxilha Grande. Sueste 58.°

Rumo geral verdadeiro . Distancias

em direitura . . 41. 2. m. 75.

pelo caminho . . 5. 1, 0

Latitude observada . . . . A . 30o 38’ 59”

O terreno do Albardão na prezente derrota, hé de Collinas seguidas, e altas, elle deita algumas pontas similhantes para o Norte, a separar tres differentes galhos do Bacacay. Da parte do Poente continuão as Cabeceiras do Arroyo Sauce, entre as quaes se avistão humas celebres asperezas, e depois as vertentes do Yaguari: dous terços de Legoa a Sueste I 1/2 deste Acampamento, há sobre mui baixas Coxilhas, outras asperezas de pedras escabrozas, brancas, e por consequencia, que refletem maior porção de Luz, formando-se no interior destas asperezas de dimensoens pouco menos de hum quarto de Legoa, huma profundidade, ou cova, pelos Picachos asperos da circumferencia donde tem motivo o nome, que alguns Praticos Hespanhoes lhe dão, de — Cueva reluciente.

Do Rio Yaguari. Hum quarto de Legoa a Nor Nordeste, do Acampamento de 13 de Janeiro deste anno, e do recanto Septentrional da Coxilha, que sahe do Albardão Grande, entre Taquarembó, e Yaguari, principião as vertentes e Cabeceiras mais distantes deste Rio, cujo se ajunta ao Ybicuy-guasú, pela margem Oriental 3. I. 1, m. 65. ao Sudoeste 66.° 1/2 do Serro de Mbatobi. Em duas direcçoens mais geraes segue o Yaguari, a Ser. de Noroeste [ 38° ] e com as distancias respectivas de oito e 83°

Legoas, e duas milhas, e de quatro Legoas e hum terço, cuja somma faz o total de treze Legoas: na primeira direcção, e espaço, elle recebe por pequenos galhos, as Cahidas e ver¬tentes das faldas Occidentaes da Coxilha grande, e depois os Arroyos de Santo Antonio Ybaaro, e Sauce, tudo o que lhe faz possuir avultada quantidade dagoa, de sorte que o seu passo geral, ainda acima das Barras dos ditos Arroyos, e hum terço de Legoa a Sueste 53.0 do Acampamento dos dias 5 e 6. deste mez, se poem de nado Logo depois de algum golpe de chuva, não obstante o ser Largo, e espraiado; (d). Sem interrupção hé bordado o Yaguary, de bastante arvoredo até a sua embocadura, aumentando-se a sua Largura a proporção do liquido, e do terreno mais plano, e de varzea, que tem nas immediaçoens do Ybicuy-guasú. Não hé necessario ser muito inteligente da Lingua Gua¬rani, para explicar a palavra — Yaguari — todos sabem que Xaguar, ou Yaguarite significa entre elles Tigre, e que y he agua, do que se compoem o termo de —Yaguary — (1). Agua de Tigre, ou Rio de Tigres. Destas Feras, ainda se conservão algumas no interior destes Bosques, e que sahem as vezes a fazer os seus insultos.

Do Arroyo de Santo Antonio. O primeiro galho meridional do Rio Yaguari he o Ar¬royo de Sto. Antonio, este entra nelle duas milhas e meya acima da sua Barra no Ybicuy-guasú, já pelo terreno de varzea, plano e macegozo. As suas Cabeceiras principião meya Legoa a Sueste 17.° do Acampamento do dia 4 do prezente mez, tem a direcção geral quazi em linha reeta de Noroeste 49.°, e o comprimento de sete Legoas, os seus galhos Lateraes são curtos, nem o terreno lhe dá maior Lugar, he bordado de algum mato, e tem a sua agoa competente.

Do Arroio Ybaaro. A similhança do Arroyo antecedente, he este o segundo galho do Yaguari, que nelle dezagoa tambem pelo lado do Sul, quazi duas Legoas acima da embocadura deste Rio, no Ybicuy-guasú, nasce como já dissemos da Coxilha, que vae ao passo geral do Yaguari. A direcção geral deste Arroyo he de Noroeste 5o.0 1/2 e a distancia recta de quatro Legoas e meya milha. Elle segue por terreno suavemente dobrado, tem alguns capoens de mato, nas suas margens, e não deixa de levar sua correnteza, he bem natural, posto que os não vimos, que hajão alguns passos neste, e no Arroyo de Santo Antonio, mas elles não devem ser de hum grande uzo. Ybaaro hé hum nome proprio com que os Tapes expressão as frutas amargozas.

Do Arroyo Sauce. O Galho maior do Yaguari da parte do Norte, he este do Sauce, elle faz a sua forqueta meya milha abaixo do passo geral, ou do Acampamento dos dias 5 e 6, deste mez. O seu canal toma hua figura curva que só se pode exprimir com as differentes direcçoens mais geraes de { Nordeste 51.° 1/4} e e Sudoeste 70.°3/4 as distancias relativas, de { 2.1 1, m 1} cuja somma de tres e 1. 0, 9 Legoas, e duas milhas, vem amostrar o comprimento deste Arroyo, menor que o espaço de quatro Legoas, e hum quarto das suas Cabeceiras que baixão pelas faldas Occidentaes do Albardão Grande. Daqui se deduz, que posto que algumas das suas vertentes, sejão nativas, o terreno as embebe, e o faz parecer hum pequeno Regato aiuda no seu passo, porem quando chove, pela mesma cauza, deve repentinamente crescer; entre o seu mato que só he mais remarcavél, junto da sua Barra, tem alguns Salços (e) altos, como tambem junto do passo, estas arvores, proprias da borda dagoa, e a que os Hespanhoes chamão — Sauces — dão em muitas occazioens o nome áquelles Arroyos, que ainda o não tinhão. As asperezas que ha entre os dous pequenos Galhos deste Arroyo, distão meya Legoa do Albardão Grande, ou tres Legoas e hum terço a Sueste 53.° do Serro de Mbatobi, ellas reprezentão vistas do Sul, ou do Norte, duas mezas rectangulares, altas e compridas com hum Serito, ou montanha de agudo picalho entre as duas maiores, o seu comprimento total he de duas milhas de Leste-Oeste e de largura de menos de meya: a superficie superior das duas mezas, he plana, e as Cahidas para todos os quatro lados bastantemente inclinadas, e cheyas de pedras escarpadas. Tem cinco Jeribás ou coqueiros sobre o Serrito ponte agudo, e na Collina Occidental, mais dous, ou tres.



Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís Alves de Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha