Ações

Rio Jaguaribe

De Atlas Digital da América Lusa

Rio Jaguaribe

Geometria Linha

Histórico

Denominação Início Término
Rio Jaguaribe
antes de 1690 por volta de 1808
por Rafael Ricarte da Silva
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


O Rio Jaguaribe é um dos principais rios do Ceará. No período colonial foi o principal vetor de ocupação por meio das concessões de sesmarias entre fins do século XVII e início do século XVIII. O Rio Jaguaribe nasce na região dos Inhamuns e tem sua foz entre Fortim e Aracati.[1] O Rio Jaguaribe já aparece em 1587, no Tratado descritivo do Brasil de Gabriel Soares de Sousa, como um rio que tinha uma enseada segura onde navios que estavam indo para o Maranhão poderiam ancorar.[2] Ao longo de sua extensão tem vários afuentes, dentre estes: o Banabuiú, o Quixeramobim e o Salgado. Na ribeira do Rio Jaguaribe, durante o século XVIII, foi desenvolvida a produção de carnes secas, principal atividade econômica da Capitania do Siará grande neste período.


Referências

  1. NOGUEIRA, Gabriel Parente. Fazer-se nobre nas fímbrias do Império: práticas de nobilitação e hierarquia social da elite camarária de Santa Cruz do Aracati (1748-1804). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História, 2010.
  2. SOUZA, Gabriel Soares de. Tratado descriptivo do Brazil em 1587. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1851.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Rafael Ricarte da Silva
Como citar: SILVA, Rafael Ricarte da. "Rio Jaguaribe". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Rio_Jaguaribe. Data de acesso: 20 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página