Ações

São José (igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


[São Jose]

Igreja sem nome, na m.d. do 'Pirápáma' (Rio Pirapama).

  • Nota: A hipótese adotada neste estudo é de que nessa posição deveria estar o Engenho São José, implicando na possibilidade de haver erro de símbolo no BQPPB.


Natureza: igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: S Joze; São José.


Nome atual: Engenho Cedro, no município de Cabo de Santo Agostinho-PE.

Citações

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) # 40 Capitania de Pharnambocqve, plotado como engenho, 'S Joze', na m.d. do 'Rº. Piripáma' (Rio Pirapama), próximo e a montante do 'Ԑ vԐlho'.

(Schott, 1636), pg. 60:

"8 - Engenho São José, de Julião Paes de Altro, fugido com Albuquerque. Situado uma pequena milha ao oeste do referido engenho Marapatigipi. Mói com bois e tem apenas uma moenda; a casa de purgar e a casa das caldeiras têm paredes de taipa e o telhado é muito velho; tem cerca de meia milha de terra, consistindo na maior parte de montes nos quais está a maior parte dos canaviais; pode anualmente produzir 1.000 a 1.500 arrobas de açúcar e paga como recognição 1 e 1/2 por cento. Na casa das caldeiras foram encontradas 2 caldeiras grandes e 3 tachos, um velho negro com uma negra.".

  • Nota: apesar da referência ao 'Engenho Marapatigipi', o mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) localiza o São José na situação desta igreja no BQPPB.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "São José (igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_(igreja). Data de acesso: 11 de agosto de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página