Ações

S. Amaro (povoação)

De Atlas Digital da América Lusa

S. Amaro (povoação)

Geometria

Coleção Levy Pereira


S. Amaro


Natureza: povoação


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA

Povoação na m.e. do do 'Iavapóatã' (Rio Jaboatão).


Nomes históricos: Povoação de Santo Amaro (S. Amaro; St. Amarĭ).

A povoação foi fundada em torno de 4 de Maio de 1593, por Bento Luiz Figueira, terceiro proprietário do Engenho São João Batista.


Nome atual: cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE.

Citações

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotada, 'St. Amarĭ', na m.e. do 'Rº. ∂jiboatao' - 'R.Janga∂a' (Rio jaboatão).

Na sua m.e. está plotado o engenho 'Camassurin'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada, 'S Amaro', na m.e. do 'Iauapoata' - 'Iarapóata' (Rio Jaboatão).

►(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg. 88:

"JURISDIÇÃO DE Olinda

Assim, na jurisdição da cidade de Olinda e freguesias que dela fazem parte há 67 engenhos, sendo 20 de fogo morto e 47 moentes. Entre os engenhos confiscados há 5 que não foram vendidos.

As povoações desta jurisdição são em número de seis:

A vila de Marim de Olinda.

A povoação da Muribeca.

A povoação de Santo Antônio do Cabo.

A vila Bela de Pojuca.

A povoação de Santo Amaro.

A povoação de São Lourenço.".

►(Dussen, 1640), pg. 141:

"CIDADES DE PERNAMBUCO

Na Capitania de Pernambuco há as seguintes cidades: Vila Antiga de Igarassu, Vila de Marim de Olinda, Vila de Olinda, Maurícia, que abrange o Recife e Antônio Vaz, Vila Bela de Ipojuca, Vila Formosa de Sirinhaém, ao todo 5 cidades e mais as povoações como sejam: Muribeca, São Lourenço, Santo Antônio, Santo Amaro, etc., na jurisdição de Olinda, Una na jurisdição de Sirinhaém, além das povoações de Porto Calvo, das Alagoas do Norte, das Alagoas do Sul, das quais algumas delas são como pequenas cidades.".

►(Pereira da Costa, 1951):

@ Volume 1, Ano 1566, pg. 373:

"Já em tempos de Bento Luís de Figueiroa, nos últimos anos do século XVII, começaram a afluir para as suas terras várias pessoas com o intuito de levantar casas de moradia na parte situada entre os rios Jaboatão e Una, e na confluência deste com aquele, e concedendo ele o necessário terreno para semelhante fim, a título de aforamento perpétuo, surgiu dentro de poucos anos uma aprazível povoação, que tal incremento teve, que em 1598 recebia os foros de paróquia sob o orago de Santo Amaro, de cuja igreja matriz fora ainda ele o fundador.

Eis aí a origem da bela, aprazível e atual cidade de Jaboatão, cujas terras ainda hoje são foreiras do engenho Bulhões.".

@ Volume 2, Ano 1633, Outubro 21, pg. 615-616:

"OUTUBRO 21 — Uma força holandesa composta de 700 homens sob o comando do tenente-coronel Byma, invade e saqueia a povoação de Jaboatão, sendo, porém, batida à sua volta pelas nossas forças comandadas pelo major Pedro Correia da Gama e pelo capitão Luís Barbalho Bezerra, deixando o inimigo no campo 180 mortos e 18 prisioneiros.

Nesse tempo era Jaboatão uma povoação próspera, gozava já do predicamento de paróquia, sob a invocação de Santo Amaro, com a sua respectiva igreja matriz, tendo por vigário o Padre Francisco Lopes Lima, e contava no seu termo nove engenhos, ...".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "S. Amaro (povoação)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S._Amaro_(povoa%C3%A7%C3%A3o). Data de acesso: 29 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página