Ações

S. Gon∫alvo Tapiana

De Atlas Digital da América Lusa

S. Gon∫alvo Tapiana

Geometria

Coleção Levy Pereira


S. Gon∫alvo Tapiana

Aldeia na margem de afluente do 'R. Real', no caminho de 'R. Tappecuru' (Rio Itapecuru) a 'S. Anthony' (povoado Tejupeba, em Itaporanga da Ajuda-SE).


Natureza: aldeia de índios.


Mapa: MARITIMA BRASILIÆ UNIVERSÆ.


Capitania: Ciriji.


Nomes históricos: S. Gon∫alvo Tapiana, S. Gon∫alvo Tapiuna, St. Gonsalǔo.


Nome atual: possivelmente, cidade de Estância-SE.


Citações

►Mapa (IAHGP-Vingboons, 1640) #36 Capitania do Rio Ilhɛos-CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS SANCTOS-Capitania do Sergippe Dey Rey-Capitania do Pharnambucco, plotada com símbolo de igreja, topônimo St. Gonsalǔo, no início da representação do caminho para Sɛrgipɛ ∂ɛl Rɛÿ, passando pela igreja de St. Antonÿ.

  • A região de Itabaiana está representada neste mapa por um monte, com o topônimo 'Tapԑiana.’, desenhado do lado norte do caminho acima citado.


►Mapa (BAV-Vingboons, 1640) MSS_Reg.lat.2106-0085 p 34r, intitulado ‘Capitania do Rio Ilhɛos.-CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS OS SANCTOS.-CAPITANIA DO SERGIPPE DEL REY.-CAPITANIA DO PHARNAMBVCCO.’, plotada com símbolo de igreja, com o topônimo St. Gonsalǔo, na cabeceira do R lÿmas (alto curso do rio Pau.i), ao lado do caminho entre a cidade de Sɛrgippɛ ∂ɛl Rɛÿ e a cidade de St. Salǔa∂or.

  • A região de Itabaiana está assinalada neste mapa com o topônimo Tapԑiana, e sem símbolo algum, do lado norte do caminho acima citado.


NOTAS:

● O topônimo S. Gon∫alvo Tapiana, ou S. Gon∫alvo Tapiuna, resulta de uma distração da sua grafia no mapa Maritima Brasiliæ Universæ - MBU, juntando o nome de dois topônimos distintos, a aldeia com nome S. Gon∫alvo, e a região Tapiana / Tapԑjana / 'Tapԑiana.’, que refere-se à região ITAPVAMA (região de Itabaiana-SE), plotada no mapa Brasilia qua parte paret Belgis - BQPPB.

● Os mapas Vingboons plotam dois topônimos distintos para esses elementos geográficos, um com o símbolo de aldeia/povoação, e o outro, representado pelo topônimo, e quanto à simbologia, um monte no mapa do Atlas do IAHGP, e no mapa do Atlas Cristina, não ha representação simbólica.

● Optou-se por Estância-SE pela disposição dos afluentes do 'R. Real' desenhada no MBU.

● Outra aldeia possível candidata é a Aldeia do Geru (atual cidade de Tomar do Geru-SE), ainda que esteja muito terra adentro.


●● A presente reinterpretação para este topônimo resultou de observações e a colaboração do pesquisador Artur Watt Filho, em 29/3/2020.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "S. Gon∫alvo Tapiana". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S._Gon%E2%88%ABalvo_Tapiana. Data de acesso: 19 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página