Ações

Segunda feira 12. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Segunda feira 12. (Março)

Geometria
Saldanha.png






Caminhando-se pela sobredita Coxilha de S. Jeronimo, chegamos ao Passo do mesmo nome no Rio Bacacahy, e atravessando para o seu lado neste Lugar Septentrional, ali acampamos.

Rumo geral verdadeiro . .

em direitura . .

Distancias

pela estrada . .

Noroeste 14.0 4. 1. o, m. 45

4. 1. 3.

Latitude observada . . . . A . . . . 30o 1o’ 59”

O Arroyo de S. Jeronimo a Leste, ou pela direita, e o Galho Grande de Bacacay que vem das asperezas pela esquerda, ou a Oeste formão aqui hum maior Rincão, cujo fundo he o mesmo Rio Bacacay, e a frente ou entrada a Lomba do Norte da Lagoa de S. Jeronimo. Este rincão do ta¬manho de quatro Legoas quadradas, he composto de huma Coxilha seguida, não muito alta, e com algumas Collinas redondas, e pouco mais elevadas, nas quaes igualmente se encontrão as pequenas arvores, e plantas signaes de antigo Rodêo de Gado. O terreno vai cada vez mais baixando, de sorte que a ultima meya Legoa encostada ao Rio, já hé varzea plana macegoza com Tacurus (f.). e Capoens de mato dispersos pelos Banhados. O Passo de Bacacay, chamado de S. Jeronimo, posto que espraiado, e praticavel para carros, ou carretas, junta bastante porção dagoa, e ainda, de verão, está sempre quazi Bolapé (**). Dentro do mato de que este Rio he bastantemente bordado, ou na picada da parte do Norte, tem na estrada hum sangão, ou Banhado, o que faz ser tambem pantanozo.

Do Arroyo de S. Jeronimo. Mais abaixo deste passo de S. Jeronimo, huma Legoa e hum quarto de milha a Sueste 74.° entra este Arroyo pela margem do Sul do Bacacay, onde elle faz cotovello, mu-dando desta direcção para a de Nordeste como depois se mostrará Os rumos mais geraes em que correm o Arroyo

                                                                 { 30. °    }

de S. Jeronimo são de Noroeste 60.° nas distancias re-

                                                              e   3. 1/2 

lativas de { 2. 1 }

                  1. 3/4    cuja somma faz o seu comprimento de sete       
                
               e 3.3/4

Legoas e meya. Todos os seus galhos Lateraes, muito curtos são bordados de arvoredo, como tambem o seu valle, que he de terreno dobrado, e em algumas partes asperos.

Do Galho Grande Oriental do Bacacay. Huma Legoa a Oeste do Acampamento de 9 do prezente principião as mais distantes Cabeceiras deste galho no recanto Septentrional, que faz a geral Coxilha, que separa o Ycabaqua, do Baçacay com outra que segue direitamente ao Norte, este galho principal. As suas direcçoens mais geraes são de { Nordeste 35.° } distancias respectivas de { 2.1 2,m 45.} e Noroeste 17.° 1/2 e 8. 2, 8. do que rezulta o total de onze Legoas, duas milhas, e hum quarto. Junta-se ao Rio Bacacay, pela sua margem meridionl. hum terço de Legoa acima, e a Noroeste 74,° do passo de S. Jeronimo. Todos os galhos do Bacacay, que tem bastante agoa cor¬rente são abundantes de espeço arvoredo: a maior parte da dita segunda direcção deste galho, se vê caminhar por hum valle, ainda que não mui largo, comtudo plano, e seguido, até a varzea deste Rio, donde se colige, que as suas asperezas, só occupão as Cabeceiras deste Galho.



Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís Alves de Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha