Ações

Sertões de Mombaça

De Atlas Digital da América Lusa

por Rafael Ricarte da Silva
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Os Sertões de Mombaça surgiu entre o final do século XVII e começo do século XVIII. Este sertão era constituído pela área das atuais cidades de Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Pedra Branca. Os Sertões de Mombaça pertenciam a ribeira do Jaguaribe e era banhado pelo rio Banabuiú. Em 1782, foi criada a Capela de Nossa Senhora da Glória em terras doadas na sesmarias de Maria Pereira da Silva. Em 1832 o povoado passou a ter uma freguesia. Já em 1851 foi criada a Vila de Maria Pereira, nome dado em homenagem a uma das primeiras sesmeiras da localidade. A câmara é datada de 1852 e os camaristas tomaram posse em 1853.[1]


Referências

  1. SILVA, Rafael Ricarte da. Formação da elite colonial dos Sertões de Mombaça: terra, família e poder (século XVIII). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, 2010.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Rafael Ricarte da Silva
Como citar: SILVA, Rafael Ricarte da. "Sertões de Mombaça". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Sert%C3%B5es_de_Momba%C3%A7a. Data de acesso: 21 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página