Ações

Sexta feira 9. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Sexta feira 9. (Março)

Geometria
Saldanha.png






Sahindo das pontas de hum galho do Rio Bacacay, subimos a Coxilha Grande, atravessando algumas cahidas para o mesmo Galho, continuamos pela dita Coxilha formada aqui de hua Collina estreita, alta e seguida, a imitação de hum paredão, entre as Cahidas do Yaguari, e Bacacay, e passando pela quebrada deste Albardão, o pé das asperezas de Mbaebera (1). entramos na sua chapada, ou Planicie (18 de Janeiro 1787.) da qual baixando para as suas faldas Orientaes, depois de termos atravessado varios Riachos do 2.0 Galho das Cabeceiras do Ycabaquá, acampamos na sua margem Septentrional, junto a hum passo que de novo se achava feito, e aberto pelos Gauches, ou vagabundos do Campo.

Rumo geral verdadeiro Sueste 71.°

Distancias

em direitura 3. 1. 2, m. o.

em volta (semicircular por

Sudoeste . 5. 2, o.

Latitude observada . . . . A . 30o 42’ 33”

Esta quebrada: aspera do Albardão Grande, proxima as asperezas de Mbaebera, seria impossivel para o transito de carros ou carretas, pois que ainda para cargueiros, ou Gente a cavallo, hé algum tanto arriscada. Por cujo motivo alem de ser mais breve, seguem antes pela estrada que passa pelos Rios Taquarembó, e Yaguari. Da parte do Norte da mesma que¬brada está a grande Bacia, ou baixada, em que se juntão as ultimas Cabeceiras, e mais meridionaes do Bacacay, e formando o principio do seu canal, já com bastante agoa cor¬rente passão por huma alta abra, e pedregoza de dous Serros asperos de Mbaebera. Das Asperezas de Mbaebera. A Sueste 55.° do Serro de Mbatobi, e delle distante seis Legoas duas milhas e meya, estão as referidas Asperezas, for¬madas de asperos Montes, de puros e grandes Penedos, sem terra alguma que os substenha e nas dimençoens de quazi meya Legoa, tem alguns Jeribás ou coqueiros, e outros Arbustos bravos, por entre as suas amontuadas pedras. Mbaebera quer dizer Serro reluzente composto das palavras Guarani Mbaé Serro, e bera reluzente. São tão differentes as voltas do Albardão Grande, que só poderei não faltar a exactidão na sua noticia, continuando a repetir de intervallo, a intervallo as suas direcçoens. Das duas derrotas anteriores se vê que ella segue desde a dita chapada mencionada, no fim da primeira parte deste Diario, até I m 8. a Sueste do Serro de Mbatobi nas direcçoens de { 62.°1/4 } Noroeste 13.° 1/2 e com as distancias correspondentes de e 81.

{ 2.1 0,m 2. } 2. o, 25. cuja somma de sete Legoas, e hum terço he e 3. 0, 6. ) o espaço ultimamente examinado e já descripto.


Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís Alves de Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha