Ações

Soapary

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira

Soapary

Cabo e baía entre 'Allagoa' (lagoa formada pelo Riacho Olho d'Água em Touros-RN) e 'O. Brandibe' (Ponta de Santo Cristo).

'Soapary' no MBU.


Natureza: cabo e baía.


Mapa: MARITIMA BRASILIÆ UNIVERSÆ.


Capitania: Rio Grande.


Nomes históricos: Soapary; Soaparÿ; Ponta de Goaripari, Ponta de Guaripari.


Nome atual: Ponta do Calcanhar.

  • A praia da enseada imediatamente a oeste é conhecida como praia de Cajueiro, no povoado praiano de mesmo nome, no município de Touros-RN.
  • Nessa ponta há o mais alto farol da América do Sul, o Farol da Ponta do Calcanhar ou Farol de Touros, e uma pequena baía, em frente povoado de Cajueiro.

Citações:

►Mapa CE (IAHGP-Vingboons, 1640) #53 CAPITANIA DO ZIERA, plotado, 'Soaparÿ' (nome grafado duas vezes, em preto e em vermelho), entre 'Allagoa' e 'O ßran∂ibԐ' / 'ßran∂ibԐ'.


►Mapa Y-54 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen cabo Roques en Bay Cazay, plotado como 'Soaparÿ', entre t' geele lant: e 'obran∂iba:'.


►Mapa CE-RG (Orazi, 1698) PROVINCIE DI SEARÁ E RIO GRANDE, plotado, 'Soapary', entre 'Alagoa' e 'obrandibe'.


(Sousa, 1587), pg. 12:

"Do cabo de S. Roque à ponta de Goaripari são seis léguas, a qual está em quatro graus e 1/4, onde a costa é limpa e a terra escalvada, de pouco arvoredo e sem gentio. De Goaripari à enseada da Itapitanga são sete léguas, a qual está em quatro graus e 1/4; da ponta desta enseada à ponta de Goaripari são tudo arrecifes, e entre eles e a terra entram naus francesas e surgem nesta enseada à vontade, sobre a qual está um grande médão de areia; a terra por aqui ao longo do mar está despovoada do gentio por ser estéril e fraca.".


(Castello Branco, 1951), pg. 135-136, comentando o Roteiro de Gabriel Soares de Sousa acima citado:

"Ponta dc Goaripari — Do cabo de São Roque a Goaripari deu o historiador seis léguas e Pompeu Sobrinho identificou como sendo a ponta de Calcanhar, adiantando aquele ser a costa limpa e a terra escalvada, de |pouco arvoredo e sem gentio. De Três Irmãos a Calcanhar são 9 léguas, e desta a ilha de Cima são 4 léguas e a costa é limpa e funda, mas, da ilha de Cima à ponta de Três Irmãos, já não acontece o mesmo, havendo vários escolhos. Os terrenos escalvados estão entre Caiçara e Tubarão (F. Pereira, 57), ao passo que entre ilha de Cima e Calcanhar há vegetação, e dunas apenas, no meio de ilha de Cima e Três Irmãos, Pela latitude de 4°1/4, nada se pode precisar, mesmo porque estaria fora da capitania.".


(Medeiros, 1997), no capítulo A costa Potiguar em 1587, descrita por Gabriel Soares Souza, tratando do texto acima citado, à pg. 18, localiza a ponta de Guaripari correspondendo à Ponta de Santo Cristo.

  • Para melhor entendimento da interpretação no presente estudo, diferente do autor desta citação, vide o comentário no topônimo 'O. Brandibe'.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Soapary". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Soapary. Data de acesso: 16 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página