Ações

Suyckerbrood

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Suyckerbrood


Natureza: morro com cruzeiro


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma


Capitania: PARANAMBVCA

Morro com cruzeiro na m.e. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), ao sul da 'Ibĩtĩpuruã cunhã' (Serra dos Meirus ou Serra Grande).


Nomes históricos: Suyckerbrood, Pão de Acúcar.


Nome atual: Morro do Cristo, na cidade de Pão de Açucar - AL.

Notas:

1) essa representação do morro com o cruzeiro não consta no 'Notularum Explicatio' do BQPPB - consideramos essa notação diferenciada expressão da importância desse topônimo, porto fluvial.

2) o povoamento de Pão de Açúcar remonta a a 1611 - vide 'Iacĩoba', o povoação e porto de de Jasuaba (Jaçuaba, Iaçuaba, Iasuava, Iaçuava).

Toponímia

►Benjamin N. Teensma traduziu para o português:

"Suyckerbrood = suikerbrood, pão de açúcar.".

Citações

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 161-162:

"O rio S. Francisco, do lado alagoano, era parcamente conhecido para o olho flamengo. O topônimo inicial é a Ilha do Ferro, seguem-se dois rios, o Ibitipuruã-cunhã e o Ipitinga, ladeados por uma cordilheira que deve ser a serra do Pão de Açúcar, nomeada Ibitipuruã-cunhã. Abaixo do rio Ipitinga, o canal Tacioba e plantios, Suyckerbrood, pão de açúcar em holandês.".

►(Sampaio, 1905) pg. 14:

"Pão d'Açúcar não oferece de notável senão a sua paisagem pitoresca, que a montanha cônica que lhe dá o nome aformosea, e o perfil azulado da serra dos Merus, duas léguas ao longe, torna quase encantador."






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Suyckerbrood". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Suyckerbrood. Data de acesso: 18 de maio de 2022.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página