Ações

Tapĩĩyaparaçeìtába ou Pta. de Pipa (pontal ou cabo)

De Atlas Digital da América Lusa

Tapĩĩyaparaçeìtába ou Pta. de Pipa (pontal ou cabo)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Tapĩĩyaparaçeìtába ou Pta. de Pipa

Ponta ou cabo, entre 'Çobauna' (barra do Rio Catu, em Sibaúma) e 'En∫. Itácoatiara' (Enseada da Ponta do Madeiro).


Natureza: pontal ou cabo.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nomes históricos: Tapĩĩyaparaçeìtába ou Pta. de Pipa; Tapuyparaçeitaba ou Ponta da Pipa; Tapuiparaceitaba; Pta. ∂Ԑ Pippa; Pª. ∂Ԑ Pippa; Pº pÿpes; Ponta do Moleque.


Nome atual: Ponta da Pipa.

Citações:

►Mapa RG (Albernaz, 1626/1627), plotado como a ponta, sem nome, extrema norte da 'Bahia Fermosa'.


►Mapa Y-48 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Cabo Blancko en Rio Jan de Sta, plotada como ponta ou cabo, 'Pº pÿpes'.


►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA - plotado como ponta ou cabo, 'Pta. ∂Ԑ Pippa.', ao norte de 'Rº Subauna.' (Sibaúma, foz do Rio Catu).


►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE - plotado como ponta ou cabo, 'Pª. ∂Ԑ Pippa'.


►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA - plotada como 'P. de Pippa'.


(Sousa, 1587), CAPÍTULO X - Em que se declara a terra e costa do porto dos Búzios até a baía da Traição, e como João de Barros mandou povoar a sua capitania, pg.51:

"Do porto dos Búzios a Itacoatigara são nove léguas, e este rio se chama deste nome por estar em uma ponta dele uma pedra de feição de pipa como ilha, a que o gentio por este respeito pôs este nome, que quer dizer "ponta da pipa". Mas o próprio nome do rio é Garatuí, o qual está em altura de seis graus. Entre esta ponta e porto dos Búzios está a enseada de Tabatinga, onde também há surgidouro e abrigada para navios em que detrás da ponta costumavam ancorar naus francesas e fazer sua carga de pau de tinta. De Itacoatigara ao rio de Goaramataí são duas léguas, o qual está em seis graus esforçados; ...".


(Laet, 1637), Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 121:

"Ponta da Pipa é um porto com uma baía muito capaz para ancorar navios segundo o tamanho deles; está 5 léguas a sul de Porto dos Búzios. Lá moram uns dois pescadores, e terra adentro não há gente que valha. Segue o Rio Cunhaú, doze pés de profundidade, duas léguas a sul da Ponta da Pipa.".


(Medeiros, 1997), A COSTA POTIGUAR EM 1587, DESCRITA POR GABRIEL SOARES DE SOUZA, comentando o texto acima, de outra fonte, pg. 17 e 19:

"O Roteiro Geral, com Largas Informações de toda a Costa do Brasil, de autoria de GABRIEL SOARES DE SOUZA, publicado sob o título Tratado Descritivo do Brasil em 1587, também descreve o litoral da Capitania do Rio Grande (1).

...

Do Porto dos Búzios à Itacoatajara são nove léguas, e este rio se chama deste nome por estar em uma ponta dele uma pedra de feição de pipa como ilha, a que o gentio por este respeito pôs este nome, que quer dizer Ponta da Pipa; mas o próprio nome do rio é Garatuí, o qual está em altura de seis graus.'

O mapa de Marcgrave apresenta a enseada de Itacoatiara, situada ao norte de Tapuya Paraçeibába, ou Ponta da Pipa. O antigo rio Garatuí desapareceu, provavelmente assoreado.

...

(1) SOARES DE SOUZA, Gabriel ● Tratado Descritivo do Brasil em 1587, pp. 24-26.".


(Câmara Cascudo, 1956), pg. 239:

"Começam os morros acompanhando o recorte litorâneo.

Tapuyparaçeitaba ou Ponta da Pipa (município de Goianinha) é o topônimo imediato. Gabriel Soares conhecia-o por Itacoatijara, "este rio se chama deste nome, por estar numa ponta dele uma pedra de feição de pipa como ilha, a que o gentio por este respeito pôs este nome, que quer dizer Ponta da Pipa; mas o próprio nome do rio é Garatuí, o qual está em altura de 6 graus." Johannes de Laet aceitou a versão: — "Tem essa ponta um rochedo que se salienta um pouco com a forma de uma pipa, donde lhe veio o nome." Os pescadores ainda a dizem Ponta do Moleque, e assim a registou Omar Ó Grady no seu "Esboço de Mapa do Rio Grande do Norte" (dezembro de 1927). É povoação atual com cerca de duzentas moradas.

Depois de Tapuyparaçeitaba Marcgrave regista a Ens. Itacoatiara, a enseada de Itacoatiara, distinguindo-a da Pipa, o que é real, ...".


(Câmara Cascudo, 1968):

@ pg. 127:

"TAPUIPARACEITABA:- Nome antigo da Ponta da Pipa, Goianinha (LP: hoje, Tibau do Sul-RN, desmembrado de Goianinha-RN). De tapui-pará-renda-ba, o rio dos tapuios, dos indígenas inimigos.";

@ pg. 87:

"GARATUÍ: — Rio em Goianinha, desaguando na praia da Pipa. De guira-tu-i, o passarinho de bico pequeno. É um psitácida, também denominado Tuí ou Tuím.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Tapĩĩyaparaçeìtába ou Pta. de Pipa (pontal ou cabo)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Tap%C4%A9%C4%A9yapara%C3%A7e%C3%ACt%C3%A1ba_ou_Pta._de_Pipa_(pontal_ou_cabo). Data de acesso: 29 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página