Ações

Taperagoa

De Atlas Digital da América Lusa

Taperagoa

Geometria

Coleção Levy Pereira


Taperagoa


Natureza: aldeia de índios

abandonada

com cruzeiro


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma


Capitania: CIRÎÎĬ

Aldeia de índios (brasilianos) com cruzeiro e sinal de abandonada nos montes próximos ao 'Icâperangu' (Riaho Pindoba).


Nomes históricos: Taperagoa; Taperoá; tepahoqua; taperagua; Tapiragua; Taperaguá.


Nome atual: ...

Aldeia extinta - o mapa do IBGE Geocódigo 2806701 São Cristovão-SE assinala neste local ALDEIA. Todavia, há mais três locais assinalados aldeia nessas proximidades.

Esta localização probabilística, na cabeceira do Riacho Pitanga (Bacia do Vaza Barris), está calcada basicamente nos caminhos e na orografia desenhados no BQPPB.

Toponímia

►(Guaraná, 1916), pg. 323:

"TAPERAGUÁ — Nome indígena da aldeia de Água Azeda em S. Cristovão. Tapera-guá, morador da aldeia abandonada, a andorinha.".

Citações

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 143:

"Os caminhos partem de S. Cristóvão em várias direções. Para Santa Maria, para S. Gonçalo, para Sirigi del Rei. Sobem até margens do Vasa-Barris. Um, passando por Piranupama (Piramopama) atravessa o Icaperangu, indo acima. Um ramal atinge Ipitanga e Taperagoa, povoações.".

►(Santana, 2004):

@ pg. 55-56, ao tratar do aldeamento de Água Azeda, cita a existência de aglomerados indígenas nas suas proximidades:

"O extinto aldeamento de Água Azeda estava situado a oeste da cidade de São Cristóvão, à margem do rio Vaza-barris, próximo de Itaporanga D'Ajuda, que dista 29 km da capital. Corresponde, contemporaneamente, à fazenda Taperoá, produtora de água mineral. Sua fundação ocorreu na metade do século 17. Porém, a historiografia registra o aparecimento anterior de aglomerados indígenas no entorno desse rio(79) com as denominações de Taperoá (tepahoqua), Tapiragua, Tejupeba e [Cotigipeva]. São notícias das taperas dos brasis ou de fazendas dos religiosos que dão conta dos núcleos antecessores ao aldeamento de Água Azeda. Surge uma referência, a "taperagua", como aldeia em 1600, quando foi solicitada uma sesmaria localizada na direção do sertão, na confluência dos rios Cajaiba e "potihipeba", atual Vasa-barris, de onde saia o caminho que dava para essa aldeia.80 Aparece outra vez o topônimo "tepahoqua" (Taperoá), quando no governo do Capitão Tomé da Rocha alguns "contrários" mataram os negros chamados "neboiba".(81) O termo "contrário" indica um passado anterior à catequização; certamente o episódio data do processo de colonização da Capitania porque também se fala em escravos. A velha tapera de Tapeoguá ficava no rio Vasa-barris, trata-se de Taperoá em Itaporanga, onde existia, no começo da década de 1910, uma importante usina de açúcar. Itaperoá, outro topônimo do citado rio, deve ser uma forma diversa de sua grafia.(82)

81 "Carta de Martin Lopes, 24.4.1600", IN: FREIRE, F. História de Sergipe. RJ: Vozes; Aracaju: Governo do Estado, 1977, p.347.

82 FREIRE, Felisbelo. História territorial de Sergipe [1906]. Aracaju: Secretaria de E. da Cultura, 1995, p.31-2. LEITE, S. História da Companhia de Jesus... Tomo I, p.448. [capitulo I - Sergipe de El Rei]."

@ pg. 57-58:

"No ano de 1637, aborígines de "Tapiragua" e Patigipeba (Tejupeba/Cotigipeva?) foram requisitados para hostilizar os mocambos de Itabaiana. Por certo essas localidades se situavam no entorno do rio Vaza-barris, onde décadas depois surgiu o aldeamento de Água Azeda.".


Nota:

Quanto a Água Azeda também ser conhecida como Taperaguá (Guaraná, 1916) e Taperoá (localiza-se onde hoje é a Fazenda Taperoá) deve-se ao costume indígena, de, ao imigrarem, ainda que convivam com outros grupos oriundos de outras aldeias, manter a autonomia temporal e espiritual, inclusive o nome do grupo (Aldeia origem), que, eventualmente, pode vir a denominar o local onde se reassentaram.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Taperagoa". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Taperagoa. Data de acesso: 28 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página