Ações

Tatûaimonha

De Atlas Digital da América Lusa

Tatûaimonha

Geometria

Coleção Levy Pereira


Tatûaimonha

Tatûaymonha

Tatúaìmanha

Rio costeiro com barra no Oceano Atlântico ao sul de 'Pto. das pedras' (Porto de Pedras-AL).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Tatûaimonha (Tatûaymonha; Tatúaìmanha; Tatuaimonha; Tatuaymaha; Tatuaymonha; Tatuámunha; Totomonha; Tatomanho; to∂omongo).


Nome atual: Rio Tatuamunha.


Nota:

Os mapas PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39, PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 e Y-31 (4.VEL Y, 1643-1649) mostram o Rio Tatuamunha com sua foz próxima a uma ponta e entrando no oceano praticamente sem correr paralelo à praia em direção sul - isso indica que houve mudança na sua foz original, que foi fechada (como ocorre com os maceiós) e reaberta bem mais ao sul, juntando sua barra ao do 'Krupéuna' (Riacho Manimbú).


Toponímia:

(Sampaio, 1901), pg. 153:

"Tatuaimonha, corr. tatú-ai-manha, tattu ruim de correr, ou de pouco correr.".

Citações:

►Mapa PE (Albernaz, 1626/1627), plotado, 'Tatuámunha', ao sul do 'Pº: do Caluo' (Porto Calvo, barra do Rio Manguaba).

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotado, 'Rº. Tatomanho', barra na 'ߪ. Rotta.'.

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado, 'Rº. Totomonha.', barra na 'ߪ. Rotta'.

►Mapa Y-31 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio St. antonij Mimijn ende Cabo St. aúgústijn, plotado, 'Rº. to∂omongo:', barra na 'Bª: Rotta:', ao sul de 'Po: Calvo:.'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Tatuaimonha', 'Tatuaymaha' no alto curso, barra ao sul de 'Pto. das pedras'.

(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 201, registra que os caminhos:

- do 'Rio Mocabita', transposto a vau, até o 'Rio Tatuaimonha', percorre-se em 1 1/2 h;

- do 'Rio Tatuaimonha', transposto a vau, até a 'Engenho Novo do Camury', percorre-se em 1 1/4 h de viagem.

(Diegues Jr, 1949), pg. 35-36, transcrevendo a carta da sesmaria de Rodrigo de Barros Pimentel, datada de 28/5/1608:

«Cristóvão Lins Álcaide Mór e Repartidor das terras do Destrito da povoação de Santo Antonio dos Coatro Rios do Porto Calvo para que vizam que tenho do Sr. Governador e Camp. General de Pernambuco Duarte de Albuquerque Coelho dou e faço adoação deste dia para todo e sempre em nome do dito sr. a Rodrigo de Barros Pimentel meo sobrinho de hua sorte de terras que está vago em Tatuamunha que parte pelo norte no riaxo das lages no citio gòitizeiro e holhos dágua com hua legoa de terra que vendi a Antonio Maxado de Vasconcelos donde o emtereis. ...»..

(Câmara Cascudo, 1956):

@ pg. 154:

"Antônio de Barros Pimentel teve a sesmaria chamada "Santo Antônio dos Quatro Rios". Da barra do Manguaba à do rio S. Antônio do Meirim eram suas terras. Cantavam, para seus ouvidos de senhor, as águas do Manguaba, Tatuamunha, Camaragibe e S. Antônio, os quatro rios padrinhos do topônimo.".

@ pg. 166:

"Há logo o Krupeuna (Curupuna) com lagoa inicial, e o Tatuaymonha, que é o Tatuamunha, com seus noventa quilômetros de curso, surge, com redução de um terço.".

@ pg. 172:

"Transpondo os rios Tatuaymonha (Tatuamunha), Mocabitá e Aguapetiba, chegava-se, por Sant'Amaro, à povoação de Nossa Senhora d'Apresentação de Porto Calvo.".


Nota:

A extensão do Rio Tatuamunha nos mapas do IBGE é de 26,3 Km. Se for considerado seu curso e o de seu afluente mais longo, o Rio Crioulo, a extensão chega aproximadamente a 30 Km.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Tatûaimonha". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Tat%C3%BBaimonha. Data de acesso: 25 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página