Ações

Valença - Capitania da Bahia

De Atlas Digital da América Lusa

Valença - Capitania da Bahia

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeia de São Fidelis
Populacao > Aldeia
antes de 1673 1799
Valença - Capitania da Bahia
Populacao > Vila
1799 1808

A localidade denominado Valença, em seus primórdios era ocupada pelos Tupininquins. Seu primeiro morador, colono europeu, foi Sebastião de Pontes, entre 1560 e 1570, descrito como homem respeitados pelos indígenas da região. Após a morte de Pontes, o território foi dominado pelos Aymorés que impediam a colonização da área. Após anos de conflito, entre portugueses e Aymorés, em 1673 ocorreu a pacificação da região até 1730, quando ocorreu diversos ataques de tapuias Guerens. Os confrontos foram resolvidos por meio da persuasão de Adão, tapuia capturado que convenceu seus semelhantes a abraçarem a fé cristã, e com esse contingente de gentios foi criada aldeia de São Fidelis. Com o crescimento do povoado houve a elevação à categoria de vila em 23 de janeiro de 1799 por Carta Régia, porém foi instalada no dia 10 de julho do mesmo ano.[1]


Referências

  1. PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o diccionario geographico do brasil. Rio de janeiro: Impr Nacional, 1899. 3 v. p.649-650.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Manoel Rendeiro
Como citar: RENDEIRO, Manoel. "Valença - Capitania da Bahia". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Valen%C3%A7a_-_Capitania_da_Bahia. Data de acesso: 16 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página