Ações

Vereadores

De Atlas Digital da América Lusa

por Adriano Comissoli
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Oficiais participantes de uma Câmara com direito a voto em suas reuniões. Os vereadores compunham os chamados oficiais da Câmara, junto com juízes ordinários e o procurador da Câmara. Seu número variava entre dois e quatro, de acordo com cada vila. Este número era determinado no momento da criação da vila, dependendo do poder que a instituía, se régio ou outro (eclesiástico, nobre). Os vereadores tinham mandato de um ano e não recebiam pagamentos por suas funções, mas gozavam de certo prestígio, pois apenas os membros da elite local estavam aptos aos cargos.[1]


Referências

  1. COMISSOLI, Adriano. Os “homens bons” e a Câmara de Porto Alegre (1767-1808). Dissertação de mestrado, UFF, Niterói, 2006.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Adriano Comissoli
Como citar: COMISSOLI, Adriano. "Vereadores". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vereadores. Data de acesso: 14 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página