Ações

Vila de Pau d'Alho

De Atlas Digital da América Lusa

Vila de Pau d'Alho

Geometria
por Manoel Rendeiro
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A localidade denominada Pau d'Alho, foi vila fundada no ano de 1811 na capitania de Pernambuco.[1] Até o final do século XVIII, fazia parte da freguesia de Igarassu, contudo em 1799 foi desmembrada. A vila foi criada por pedido do governador Caetano Pinto, feito pedido em 6 de dezembro de 1809, porém sua inauguração é datada de 16 de maio de 1812 e com isso acabou por ser desmembrada do município de Olinda, ao qual fazia parte até a elevação à categoria de vila. A economia local se baseava na monocultura de açúcar, onde existiam 35 engenhos de fabricação açucareira.[2]


Referências

  1. HONORATO, Manoel da Costa. Dicionário topográfico, estatístico e histórico da província de pernambuco. 2. ed. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1976. 150 p. : (Coleção Pernambucana)
  2. HONORATO, Manoel da Costa. Dicionário topográfico, estatístico e histórico da província de pernambuco. 2. ed. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1976. 150 p. : (Coleção Pernambucana)



Citação deste verbete
Autor do verbete: Manoel Rendeiro
Como citar: RENDEIRO, Manoel. "Vila de Pau d'Alho". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vila_de_Pau_d%27Alho. Data de acesso: 22 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página