Ações

Recife

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Vila de Recife)

Recife

Geometria Ponto
por Vinicius Maluly
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Recife, em seus primórdios, era uma povoação constituída de pescadores que tinha suas atividades fortemente vinculadas à Vila de Olinda e às atividades portuárias, denominada então de arrecife dos navios. Deu-se a invasão holandesa em 1630 (após uma frustrada primeira tentativa, em 1624, na Bahia), decorrente das vantagens econômicas que poderiam ser atingidas pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no nordeste brasileiro, e nomeou-se o Conde João Maurício de Nassau a administrador geral do Brasil-Holandês em 1637.[1] Após crise financeira da Companhia, devido à queda no preço do açúcar, em 1645 o território foi reconquistado pelos portugueses. Segundo carta régia de 19 de novembro de 1709, Recife foi elevada a vila, derivando-se a Guerra dos Mascates que pôs em conflito a Vila de Olinda e a Vila de Recife.[2] Há, no arquivo histórico ultramarino, alvará do rei D. Felipe II sobre a fortificação de Recife em 1607 [3] e consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João IV quanto à recuperação do território pelos portugueses, datada de 1645.[4]


Referências

  1. GESTEIRA, H. M. O Recife holandês: história natural e colonização neerlandesa (1624-1654) Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 6-21, 2004.
  2. HONORATO, Manoel da Costa. Dicionário topográfico, estatístico e histórico da província de pernambuco. 2. ed. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1976. 150 p. : (Coleção Pernambucana)
  3. AHU-Pernambuco, D. 26.
  4. AHU-Pernambuco, D.326.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "Recife". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Recife. Data de acesso: 16 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página