São Bartolomeu do Maragogipe

(Redirecionado de Vila de São Bartolomeu do Maragogipe)

Freguesia do São Bartolomeu do Maragogipe
Populacao > Freguesia
São Bartolomeu do Maragogipe
Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - São Bartolomeu de Maragogipe no recôncavo da Cidade da Bahia
por Manoel Rendeiro

A localidade de São Bartolomeu do Maragogipe, foi elevada à categoria de vila em 9 de fevereiro de 1728 pela Provisão Régia, e instalada no mesmo ano. Sua origem remonta ao século XVII e no ano de 1640 foi criada freguesia na região. Sua igreja matriz tem a invocação de São Bartolomeu, com dependência à diocese arcebiscopal de Salvador.[1]

1. PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o diccionario geographico do brasil. Rio de janeiro: Impr Nacional, 1899. 3 v. p.649-650.

Autor do verbete: Manoel Rendeiro
Como citar: RENDEIRO, Manoel. "São Bartolomeu do Maragogipe". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Bartolomeu_do_Maragogipe. Data de acesso: 21 de novembro de 2019.