Ações

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Vila de São José del-Rei)

Geometria Ponto

Denominação Início Término
Populacao > Vila
por Mariana Barcelos

A Vila de São José del-Rei foi fundada em 1718 e continuou com o mesmo território até o fim do período colonial. Antes de ser elevada a vila, o arraial se chamava Arraial de Santo Antônio. No final do século XVII, o sertanista Tomé Portes del-Rei chegou a região e descobriu ouro próximo ao Rio das Mortes. A ocupação da região começou no início dos Setecentos. Entre 1708 e 1710, a Coroa portuguesa criou o Arraial de Santo Antônio. Em 1718, o arraial foi elevado a vila com o nome de Vila de São José del-Rei[1].

Palavras-Chave: Vila de São José del-Rei, Arraial de Santo Antônio, Rio das Mortes.

Referências

1. BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionário histórico e geográfico de Minas Gerais. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1995, p.350-351.

Citação deste verbete
Autor do verbete: Mariana Barcelos
Como citar: BARCELOS, Mariana. "São José del-Rei". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_del-Rei. Data de acesso: 19 de março de 2024.

Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página