São José do Javari

(Redirecionado de Vila de São José do Javari)

Aldeia de São Francisco Xavier do Javari
antes de 1756 1756
1756 por volta de 1808
por Vinicius Maluly

A Vila de São José do Javari tem origem histórica na aldeia carmelita de São Francisco Xavier do Javari, entre os rios Javari e Solimões.[1] Pela Carta Régia de 03 de março de 1755, mandou-se criar a Capitania de São José do Rio Negro e sua capital teria sede na aldeia do rio Javari:

Aspa1.png Para a residencia do mesmo Governador Sou servido mandar erigir logo em Villa a Aldêa que mandei novamente estabelecer entre a boca Oriental do Rio Javary, e a Aldêa de São Pedro, que administrão os religiosos de Nossa Senhora do Monte do Carmo. [2]. Aspa2.png
{{{fonte}}}

Em 1756, foi elevada a vila e, em 1758, ao contrário do que indicava a Carta Régia, Mendonça Furtado elevou a vila a aldeia de Mariuá, enquanto Vila de Barcelos, e lá manteve a sede da capitania.[3]

1. REZENDE, T. V. F. A conquista e ocupação da Amazônia brasileira no período colonial: a definição das fronteiras. 2006. Tese de Doutoramento em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006. p. 253.
  2. POVOAS, Joaquim de Mello E; BENCHIMOL, Samuel. Cartas do primeiro governador da capitania de sao jose do rio negro. Manaus: Univ Amazonas, 1983. p. 69
  3. REZENDE, T. V. F. Ibid., p. 239 e 253.

Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "São José do Javari". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Javari. Data de acesso: 18 de setembro de 2019.