São José do Javari

(Redirecionado de Vila de São José do Javari)

São José do Javari

Geometria
por Vinicius Maluly

A Vila de São José do Javari tem origem histórica na aldeia carmelita de São Francisco Xavier do Javari, entre os rios Javari e Solimões.[1] Pela Carta Régia de 03 de março de 1755, mandou-se criar a Capitania de São José do Rio Negro e sua capital teria sede na aldeia do rio Javari:

Aspa1.png Para a residencia do mesmo Governador Sou servido mandar erigir logo em Villa a Aldêa que mandei novamente estabelecer entre a boca Oriental do Rio Javary, e a Aldêa de São Pedro, que administrão os religiosos de Nossa Senhora do Monte do Carmo. [2]. Aspa2.png
{{{fonte}}}

Em 1756, foi elevada a vila e, em 1758, ao contrário do que indicava a Carta Régia, Mendonça Furtado elevou a vila a aldeia de Mariuá, enquanto Vila de Barcelos, e lá manteve a sede da capitania.[3]

1. REZENDE, T. V. F. A conquista e ocupação da Amazônia brasileira no período colonial: a definição das fronteiras. 2006. Tese de Doutoramento em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006. p. 253.
  2. POVOAS, Joaquim de Mello E; BENCHIMOL, Samuel. Cartas do primeiro governador da capitania de sao jose do rio negro. Manaus: Univ Amazonas, 1983. p. 69
  3. REZENDE, T. V. F. Ibid., p. 239 e 253.

Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "São José do Javari". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Javari. Data de acesso: 29 de março de 2024.