Bertha Lutz - temas

Anything in here will be replaced on browsers that support the canvas element

Discurso de posse no mandado de deputada federal

No dia 28 de julho de 1936, Bertha Lutz tomou posse do mandato de deputada federal. Esse momento tão importante na sua vida política e pessoal foi acompanhado por seu pai, Adolfo Lutz, e por suas companheiras da FBPF. A foto registra o momento em que o grupo sobe, orgulhosamente, as escadaria do Palácio Tiradentes, então a sede da Câmara dos Deputados.
O insucesso da candidatura de Lutz à Assembléia Constituinte em 1933 não desanimou as feministas. Apurados os votos, a votação final alcançada por Bertha foi de 16.423 votos, o suficiente para que ela alcançasse a primeira suplência do Partido Autonomista. Com a morte do titular da cadeira, o deputado Cândido Pessoa, Bertha assumiu a vaga. Naquela legislatura, havia apenas duas deputadas na Câmara: a médica Carlota Pereira de Queiróz e Bertha.
Clique à esquerda para ler o discurso, publicado no Diário do Poder Legislativo, e cedido pelo Arquivo da Câmara dos Deputados.

Carteira de Deputada Federal [Origem: Museu Nacional/Projeto Semear]

Carteira de Deputada Federal
[Origem: Museu Nacional/Projeto Semear]

Dia da posse no mandato de Deputada Federal, 28 de julho de 1936. Escadarias  do Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro. [Origem: www.feminismo.org.br]

Dia da posse no mandato de Deputada Federal, 28 de julho de 1936. Escadarias
do Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro. [Origem: www.feminismo.org.br]


Bertha Lutz: discurso de posse na Câmara dos Deputados, em 28 de julho de 1936