Mudanças entre as edições de "Conceitos básicos de estatística para historiadores"

De Cliomatica - Digital History
Linha 26: Linha 26:
 
Se você conseguiu responder todas, está suficientemente familiarizado com a matemárica necessária para cálculos bastante complexos. Se você não conseguiu, não desanime! Na verdade, basta entender os conceitos que orientam a aplicação das fórmulas e o computador fará todos cálculos. As decisões mais importantes dizem respeito ao conhecimento que o historiador tem das fontes e dos limites da quantificação. E isso não requer matemática, mas conhecimento histórico.
 
Se você conseguiu responder todas, está suficientemente familiarizado com a matemárica necessária para cálculos bastante complexos. Se você não conseguiu, não desanime! Na verdade, basta entender os conceitos que orientam a aplicação das fórmulas e o computador fará todos cálculos. As decisões mais importantes dizem respeito ao conhecimento que o historiador tem das fontes e dos limites da quantificação. E isso não requer matemática, mas conhecimento histórico.
  
==== Avançando um pouco mais: conhecendo as notações ====
+
==== Avançando um pouco mais: população e amostra ====
 +
 
 +
Em primeiro lugar, é importante ter clareza que quando estamos falando de estatística estamos falando de conjuntos, ou seja, um agrupamentos específicos de casos (ou observações, segundo uma tradução muito comum do inglês para o português). Esse conjunto pode ser formado por casos de tipo muito diferentes. Pode ser uma lista de moradores de uma casa, de maças vendidas em uma banca de feira ou assassinatos em uma determinada rua. Entre os conjuntos, temos duas possibilidades mais gerais. Ou estamos falando da totalidade de casos de um determinado fenômeno ou tipo, ao que chamamos de '''população''', ou estamos falando de uma parcela dessa totalidade, ao que chamamos '''amostra''', que pode ser definida por diversos critérios, inclusive por seleção aleatória. Há diferentes procedimentos estatísticos para tratar os dados de uma população (novamente, fala da totalidade dos casos e não dos habitantes de algum lugar) e os de uma amostra. As amostras demandam, por exemplo, a realização de testes para averiguar se são confiáveis ou se tem um perfil enviezado. Se nosso caso de estudo é sobre festas noturnas e só usamos dados sobre os eventos de segundas e terças, nossa amostra será enviezada, pois são dias pouco animados para este tipo de confraternização. Ou seja, para averiguar o potencial enviezamento dos dados, é preciso ter conhecimento histórico e erudição sobre o problema em questão.
 +
 
 +
 
 +
==== Avançando ainda mais: conhecendo as notações ====
 +
 
  
 
Vimos acima que é importante ter um conhecimento das quatro operações. Contudo, mesmo para essas operações, vamos usar uma simbologia (notação) diferente de + - x e /.
 
Vimos acima que é importante ter um conhecimento das quatro operações. Contudo, mesmo para essas operações, vamos usar uma simbologia (notação) diferente de + - x e /.
Linha 83: Linha 89:
  
 
'''Por fim, mas não menos importante, convém relembrar a ordem das operações. As divisões e multiplicações sempre precedem as adições e subtrações. Mas, antes delas, temos a raíz quadrada e a potencia. E antes destas, parênteses, colchetes e chaves. Basta seguir a ordem: chaves, colchetes, parênteses, raíz, potência, multiplicação, divisão, soma e subtração.''' Esse regra básica será nossa guia para decompor equações mais complexas.  
 
'''Por fim, mas não menos importante, convém relembrar a ordem das operações. As divisões e multiplicações sempre precedem as adições e subtrações. Mas, antes delas, temos a raíz quadrada e a potencia. E antes destas, parênteses, colchetes e chaves. Basta seguir a ordem: chaves, colchetes, parênteses, raíz, potência, multiplicação, divisão, soma e subtração.''' Esse regra básica será nossa guia para decompor equações mais complexas.  
 
==== Avançando ainda mais: população e amostra ====
 
 
 
'''FALAR SOBRE POPULAÇÃO E AMOSTRA'''
 
  
  

Edição das 16h18min de 18 de fevereiro de 2020

Tempo estimado de leitura deste artigo 13 minutos - por Tiago Gil


PORTAL DE ESTATÍSTICA

Página inicial de Análise Estatística

Conceitos básicos (operações básicas, notações, etc)

Estatística descritiva (médias, mediana, moda, desvio padrão e coeficiente de variação)

Séries temporais (Distribuição dos dados))

Relação entre variáveis (Correlação, regressão, etc)

Introdução

Muitos pesquisadores em história temem a estatística não apenas pelas suas dúvidas teóricas e metodológicas mas pelo receio da matemática. Na verdade, a matemática necessária para os cálculos possíveis em história é bastante básica.

Veja os exercícios abaixo e avalie sua capacidade de resolvê-los:


a) 2 + 2

b) 6 - 2

c) 2 x 2

d) 8 / 2

e) \(\sqrt{16}\)

f) \(2^2\)


Gabarito: 4 (para todas)

Se você conseguiu responder todas, está suficientemente familiarizado com a matemárica necessária para cálculos bastante complexos. Se você não conseguiu, não desanime! Na verdade, basta entender os conceitos que orientam a aplicação das fórmulas e o computador fará todos cálculos. As decisões mais importantes dizem respeito ao conhecimento que o historiador tem das fontes e dos limites da quantificação. E isso não requer matemática, mas conhecimento histórico.

Avançando um pouco mais: população e amostra

Em primeiro lugar, é importante ter clareza que quando estamos falando de estatística estamos falando de conjuntos, ou seja, um agrupamentos específicos de casos (ou observações, segundo uma tradução muito comum do inglês para o português). Esse conjunto pode ser formado por casos de tipo muito diferentes. Pode ser uma lista de moradores de uma casa, de maças vendidas em uma banca de feira ou assassinatos em uma determinada rua. Entre os conjuntos, temos duas possibilidades mais gerais. Ou estamos falando da totalidade de casos de um determinado fenômeno ou tipo, ao que chamamos de população, ou estamos falando de uma parcela dessa totalidade, ao que chamamos amostra, que pode ser definida por diversos critérios, inclusive por seleção aleatória. Há diferentes procedimentos estatísticos para tratar os dados de uma população (novamente, fala da totalidade dos casos e não dos habitantes de algum lugar) e os de uma amostra. As amostras demandam, por exemplo, a realização de testes para averiguar se são confiáveis ou se tem um perfil enviezado. Se nosso caso de estudo é sobre festas noturnas e só usamos dados sobre os eventos de segundas e terças, nossa amostra será enviezada, pois são dias pouco animados para este tipo de confraternização. Ou seja, para averiguar o potencial enviezamento dos dados, é preciso ter conhecimento histórico e erudição sobre o problema em questão.


Avançando ainda mais: conhecendo as notações

Vimos acima que é importante ter um conhecimento das quatro operações. Contudo, mesmo para essas operações, vamos usar uma simbologia (notação) diferente de + - x e /. É que quando usamos esses sinais, estamos falando de operações abstratas, de um "2" qualquer. No caso da estatística aplicada aos problemas de história, quase sempre faremos referência a conjuntos de dados e, por isso, somos obrigados a usar uma simbologia específica para isso.

Vamos começar com a adição, que para o somatório de conjuntos é representada assim, com a letra grega "sigma" \(\sum\).

Na subtração, usamos "delta" \(\triangle\)

Para a multiplicação dos dados de um conjunto, usa-se o \(\prod\).


Contudo, na imensa maioria dos casos vamos trabalhar apenas com \(\sum\).

O somatório \(\sum\) é sempre apresentado de modo completo, desse jeito:

\(\sum_{i=1}^5 X_i\)

Parece assustador, mas é muito simples: os números abaixo e acima do sigma fazem referência a um conjunto de dados que estamos observando. O número que fica abaixo do sigma é o primeiro do conjunto. O que fica na parte superior é o último. O "x" é a variável que estamos somando.

Vejamos abaixo uma lista hipotética com o número de canetas que uma família tem. Cada pessoa na família tem um número "X" de canetas.

Pessoa,canetas (X)

pessoaA,2

pessoaB,3

pessoaC,5

pessoaD,1


O somatório de todas as canetas será representado assim:

\(\sum_{i=1}^4 X_i\)

. O "X" é o total de canetas.


Logo,

\(\sum_{i=1}^4 X_i\). = 11


Seria o mesmo que dizer 2 + 3 + 5 + 1


Se por alguma razão for importante excluir a pessoaA, então ficaria assim:

\(\sum_{i=2}^4 X_i\)


Logo,

\(\sum_{i=2}^4 X_i\) = 9


É apenas uma forma de apresentar os dados.


Por fim, mas não menos importante, convém relembrar a ordem das operações. As divisões e multiplicações sempre precedem as adições e subtrações. Mas, antes delas, temos a raíz quadrada e a potencia. E antes destas, parênteses, colchetes e chaves. Basta seguir a ordem: chaves, colchetes, parênteses, raíz, potência, multiplicação, divisão, soma e subtração. Esse regra básica será nossa guia para decompor equações mais complexas.


Nota bibliográfica

Todas as informações contidas nesse verbete foram baseadas em dois manuais que são mencionados nas referências.[1] [2]


Referências

  1. Canning, John. Statistics for the Humanities. John Canning, 2014.
  2. Floud, Roderick. An introduction to quantitative methods for historians. Routledge, 2013.



Citação deste verbete
Como citar: GIL, Tiago. "Conceitos básicos de estatística para historiadores". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Conceitos_b%C3%A1sicos_de_estat%C3%ADstica_para_historiadores. Data de acesso: 29 de setembro de 2024.






Informar erro nesta página