Mudanças entre as edições de "Ferramentas de organização de bibliografia e citações"

De Cliomatica - Digital History
Linha 1: Linha 1:
Dentre as ferramentas de organização de bibliografia e citações, as mais conhecidas são o Zotero, EndNote e Mendeley. Vejamos abaixo:
+
Dentre as ferramentas de organização de bibliografia e citações, as mais conhecidas são o Zotero, EndNote e Mendeley. Todas elas são capazes de:
  
'''[[Zotero]]''': é um ...
 
  
 +
*
  
 +
*
  
 +
*
  
'''[[EndNote]]''': é...
+
*
  
 +
*
  
 +
*
  
 +
*
  
'''[[Mendeley]]''': trata-se de ...
+
 
 +
'''''IMPORTANTE:  ---> ''''' O programa ''[[Ferramentas de bibliografia - EndNote|EndNote]]'' é pago e de [[código-fechado]] ([[proprietário]], como dizem os programadores), por isso, não vamos apresentar aqui meios de usá-lo. O programa ''[[Ferramentas de bibliografia - Mendeley|Mendeley]]'' é gratuito mas não é de [[código-aberto]] (também ''[[proprietário]]'') e, por isso, tampouco vamos tratar sobre ele. Vamos usar como exemplo unicamente o ''[[Ferramentas de bibliografia - Zotero|Zotero]]'', pois além de ser gratuito é de código-aberto, ou seja, é possível examinar como ele é feito, criar (se soubermos programação) ferramentas adicionais para ele ou simplesmente mantê-lo vivo caso seus criadores descontinuem sua produção, algo que não  poderíamos fazer com os outros dois.

Edição das 15h46min de 25 de dezembro de 2019

Dentre as ferramentas de organização de bibliografia e citações, as mais conhecidas são o Zotero, EndNote e Mendeley. Todas elas são capazes de:



IMPORTANTE: ---> O programa EndNote é pago e de código-fechado (proprietário, como dizem os programadores), por isso, não vamos apresentar aqui meios de usá-lo. O programa Mendeley é gratuito mas não é de código-aberto (também proprietário) e, por isso, tampouco vamos tratar sobre ele. Vamos usar como exemplo unicamente o Zotero, pois além de ser gratuito é de código-aberto, ou seja, é possível examinar como ele é feito, criar (se soubermos programação) ferramentas adicionais para ele ou simplesmente mantê-lo vivo caso seus criadores descontinuem sua produção, algo que não poderíamos fazer com os outros dois.