Revisão de 12h49min de 21 de fevereiro de 2020 por Tiago (discussão | contribs)

Que dados preciso ter e como devo prepará-los

De Cliomatica - Digital History


Tempo estimado de leitura deste artigo 3 minutos - por [[{{{nome}}} {{{sobrenome}}}]]


As análises de redes sociais pressupõem a conexão entre diferentes entidades (pessoas, empresas, instituições, etc) e isso significa que estamos falando, em termos visuais, de nós (ou nódulos, para evitar confusão) e arestas (ou linhas de ligação, para usar outras palavras). Para tanto, a forma matemática mais adequada para representar estas ligações é a matriz, como vemos abaixo:

- João Pedro Maria
João 0 1 0
Pedro 1 0 1
Maria 0 1 0

Neste caso, zero ("0") significa ausência de vínculo e um ("1") significa vínculo, sem dizer que tipo é.

Essa matriz, assim, indica que João tem um vínculo com Pedro (mas nenhum com Maria); Pedro, por sua vez, tem vínculos com João e com Maria, que também só tem relação com Pedro.

O leitor atento deve ter percebido que a relação da pessoa com ela mesma é sempre "zero".


Graficamente, a relação seria assim:


João <-----> Pedro <-----> Maria


Neste caso, a primeira coisa que precisamos é de dados relacionais, ou seja, dados que indiquem vínculos entre pessoas (entidades) e que possam ser descritos na forma de uma matriz matemática. Muitas vezes será difícil organizar matrizes para grupos de mais de 40 entidades. Neste caso, há programas que ajudam a resolver esse problema.

Para começar, seria oportuno ter uma lista que indique as pessoas e suas relações, como esta abaixo exemplifica:

Pessoa1 Pessoa2 Tipo de relacionamento
João Pedro Amigos
Pedro Maria Amigos
... ... ...


Oportunamente, o rótulo "amigos", ou qualquer outro (parentes, sócios, compadres, etc), pode ser substituído por números dentro da matriz, permitindo a separação entre diferentes tipos de relação.

Uma vez feita esta lista, é bem mais simples transformá-la em uma matriz. Insistimos, contudo, que há diversos programas que ajudam neste trabalho e permitem explorar diversas possibilidades de análise. De qualquer forma, acreditamos ter apresentado ao leitor sobre a natureza do material que ele necessita para iniciar seu trabalho.


Referências




Citação deste verbete
Autor do verbete: [[ {{{nome}}} {{{sobrenome}}} ]]
Como citar: {{{SOBRENOME}}}, {{{nome}}}. "Que dados preciso ter e como devo prepará-los". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Que_dados_preciso_ter_e_como_devo_prepar%C3%A1-los. Data de acesso: 30 de setembro de 2024.






Informar erro nesta página