Como se faz um banco de dados (em história)

Como se faz um banco de dados (em História)

Este é um livro voltado para estudantes de História e para quem quer informatizar sua pesquisa desde o começo. Por “informatizar” quero dizer criar uma base de dados, ou, como se diria em inglês to database something. Seu objetivo é de ajudar o leitor a incrementar sua pesquisa em História, com algumas aplicações possíveis para as ciências sociais em geral. Não se trata de um manual técnico. A proposta aqui é contribuir para o leitor pensar como alguns recursos próprios do universo das bases de dados e da informática podem melhorar a investigação, desde a proposição do problema até a escrita do trabalho, passando pela coleta e análise das informações que darão suporte às conclusões. A atenção, contudo, ficará nas formas de organizar os materiais.

A obra foi fruto de um pós-doutorado realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. Para tanto, foram utilizadas centenas de artigos, livros e capítulos sobre o tema, além de dezenas de manuais de informática. Os resultados desta pesquisa também foram aproveitados em cursos presenciais sobre bancos de dados, realizados na UFRJ em outubro de 2014 e na UFRGS em dezembro do mesmo ano, quando as ideias aqui apresentadas foram alvo de debates. Os dados obtidos nesta pesquisa foram utilizados em outras publicações, a saber: “Storici e informatica: l’uso dei database (1968-2013)”, publicado na revista “Memoria e ricerca” (Itália, 2015) e “’Our own in-house’ software: una historia de historiadores programadores” na obra “Historiografía, giro digital y globalización. Reflexiones teóricas y prácticas investigativas” de Juan Andrés Bresciano (Uruguay, 2015).