Luiz Paulo Ferreira Nogueról

Graduado em Economia e em História pela Universidade de Brasília (UnB) em 1994, possui mestrado em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), obtido em 1997, e doutorado em Economia Aplicada, com ênfase em História Econômica, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), obtido em 2003. Foi professor na área de História Econômica do Brasil do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 1999 a 2008, e é professor adjunto III do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) desde dezembro de 2008, na área de História da América. Atualmente dedica-se ao estudo da escravidão africana nos Andes e no Rio da Prata. Publicou artigos em revistas nacionais sobre a escravidão africana em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Como co-autor, publicou um capítulo de um livro sobre bem-estar social na América Latina e aguarda a publicação de um segundo livro que se encontra no prelo sobre escravidão no Brasil.