Ações

Arrayal

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Arrayal '''Natureza:''' povoação '''Mapa:''' PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALI...')
 
m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A)
Linha 66: Linha 66:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição de 12h18min de 7 de janeiro de 2013

Coleção Levy Pereira


Arrayal


Natureza: povoação


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA

Povoação na m.e. do 'Capĩibarĩ' (Rio Capibaribe).


Nome atual: Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, na cidade do Recife-PE.


Nomes históricos: Arraial do Bom Jesus, Arraial Velho do Bom Jesus.

Citações

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado como povoação, 'Araÿall', na m.d. do 'Rº. Capauiriuÿ'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotado como povoação, 'Arayall', na m.d. do 'Rº. Capauiriuÿ'.

►Mapa PC (Golijath, 1648) "Perfecte Caerte der gelegentheyt van Olinda de Pharnambuco MAURIRTS-STADT ende t RECIFFO", plotado, com a nota «Het Dorp Arraial», onde está o forte com a legenda «Ԑen vervallen Fort».

►Mapa ASB (Golijath, 1648) "Afbeeldinge van drie Steden in Brasil", desenhado e assinalado com a letra P. Na 'Verklaringe deser Caerte.' explicita «P: het Dorp met het Verúallen fort ArrajaL».

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado como povoação, 'Arraial', na m.d. do 'Capiibari'.

►(Gonsalves de Mello, 1976), pg. 32:

"6) «Het Dorp met het vervallen fort Arrajal», a povoação com o forte do Arraial em ruínas. Trata-se do Arraial Velho do Bom Jesus, conquistado pelos holandêses em 1635 e por eles destruído em seguida. (44) No local formou-se um povoado, referido nas crônicas, de data anterior à conquista do Arraial. (45)

...

(44) José Antonio Gonsalves de Mello, «Cristóvão Alvares, engenheiro em Pernambuco», Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional vol. 15 (Rio, 1961) pp. 22/25.

(45) Duarte de Albuquerque Coelho, Memórias Diárias da Guerra do Brasil (Recife, 1944) pp. 102 e 105. ".

►(Pereira da Costa, 1951), Volume 3, Ano 1635, pg. 12-13:

"JUNHO 6 — Capitulação do forte real do Bom Jesus do Arraial Velho, depois de três meses de porfiadas lutas, e assim, vendo-se a sua guarnição sem esperanças de socorros, no mais apertado assédio, balda de munições de guerra e boca, resolveu a sua rendição, a entrega da praça. Esta data é a consignada por Duarte de Albuquerque, donatário de Pernambuco, nas suas Memórias diárias, acrescentando haver seu irmão, o general Matias de Albuquerque, sabido do fato logo no dia 7.

...

O forte foi fundado em 1630 por Matias de Albuquerque, para impedir que o invasor, já de posse das praças de Olinda e do Recife, se estendesse pelo interior do país, e ao mesmo tempo para servir de centro de ação e ponto de apoio às diversas estâncias que estabeleceu em dadas situações para melhor garantirem a incomunicabilidade do inimigo pelo interior.

...

No dia 4 de março de 1630 deu-se começo aos trabalhos de construção da fortificação, e pouco tempo depois já estavam levantadas as suas muralhas, onde se colocaram logo quatro canhões de ferro de calibre quatro, tirados de um navio que os holandeses meteram a pique em frente à Barreta dos Afogados.

A esta fortificação deu Matias de Albuquerque o nome de Forte Real de Bom Jesus, e o acampamento que em pouco tempo se formou à sua sombra, composto de toda a população dispersa, tomou o nome de povoação do Arraial.".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Arrayal". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Arrayal. Data de acesso: 17 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página