Ações

B. Itiobova

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 07h28min de 9 de janeiro de 2013 por Tiagogil (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira

B. Itiobova

Natureza: baía

Mapa:

MARITIMA BRASILIÆ UNIVERSÆ

Capitania: Siara

sem nome no MBU

Baía entre 'Pa. de Albaroen (Ponta Grossa ou Ponta de Ubarana) e 'Rio Sira Salina' (Rio Mossoró).

Nomes históricos: B. Itiobova; Abatigua; B Itiobovi; Bª Biobara; B. Nova; Baía dos Arrecifes (possivelmente).

Nome atual: Enseada de Icapui (na costa está a cidade de Icapuí-CE.

Citações:

►Mapa CE (IAHGP-Vingboons, 1640) #53 CAPITANIA DO ZIERA, plotada, 'B Itiobovi'.

►Mapa CE-RG (Orazi, 1698) PROVINCIE DI SEARÁ E RIO GRANDE, plotada, 'Abatigua'.

►Mapa CARTE ENCYPROTIPE L'AMÉRIQUE MÉRIDIONALE ... à PARIS. Chez DESRAY, Libraire-Editeur, Rue Haute-feuille, Nº4, près celle St. André des Ares; GOUJON, Marchand de Cartes Géographiques, Rue du Bac, Nº 6 (1846), plotada, 'Bª Biobara'.

►Mapa CARTA DA CAPITANIA DO CEARÁ LEVANTADA POR ORDEM DO GOVERNADOR MANOEL IGNACIO DE SAMPAIO, Por seu Ajudante de Ordens Antonio Joze da Silva Paulete - 1818), plotada, 'B. Nova'.

►(Sousa, 1587), CAPÍTULO VIII - Em que se declara a costa do rio de Jagoarive até o cabo de São Roque, possivelmente citada como baía dos Arrecifes, pg. 49:

Do rio Jagoarive de que se trata acima até a baía dos Arrecifes são oito léguas, a qual demora em altura de três graus. Nesta baía se descobrem de baixa-mar muitas fontes de água doce muito boa, onde bebem os peixes-bois, de que aí há muitos, que se matam arpoando-os assim o gentio potiguar, que aqui vinha, como os caravelões da costa, que por aqui passam desgarrados, onde acham bom surgidouro e abrigada.

Desta baía ao rio S. Miguel são sete léguas, a qual está em altura de três graus e 2/3, em a qual os navios da costa surgem por acharem nela boa abrigada. Desta baía ao rio Grande são quatro léguas o qual está em altura de quatro graus..

►(Castelo Branco, 1951), pg. 134, comentando o Roteiro de Gabriel Soares de Sousa acima citado:

Soares fala em baia dos Arrecifos com bom surgidouro e abrigada, pelo que Pompeu Sobrinho a identifica como sendo a enseada do Retiro. Porém, esta, apesar de mais espaçosa e funda não tem os arrecifes que se encontram na de Tremembé, mais ao sul.

Esta se acha situada na correspondência da serra do Apodi, parecendo ser um dos últimos contrafortes na orla marítima, como é o morro do Tibau mais ao leste. As distâncias também não combinam. Do Jaguaribe a Retiro são 6 léguas e a de Tremembé 11, não se acomodando bem a nenhuma das duas, porém, o nome caracteriza melhor a segunda, dando Soares um total de 15 léguas até o rio São Miguel, o que muito se aproxima da verdadeira..

Notas:

1) a baía do Retiro efetivamente tem recifes no seu interior, o que invalida o argumento de Castelo Branco para descarta-la - vide mapa IBGE Geocódigo 2305357 Icapuí-CE, disponivel em ftp://geoftp.ibge.gov.br/MME2010/CE/ICAPUI_V2.PDF acesso em 8/9/2011.

2) Castelo Branco também não adimite a enseada de Tremembé, mas há a enseada de Icapuí entre a Baía do Retiro e Tremembé (a praia de Tremembé e o povoado de Tremembé ficam a oeste da enseada de Icapuí, mas não observei na imagem do Google Earth a existencia de baía).

3) a locação e as características da enseada de Icapuí combinam relativamente bem as informações dos autores acima citados, pois tem manguezais e fontes de água doce (há o povoado Olho d'Água nas cercanias) junto à e na praia, e fica entre as locações incongruentes, uma muito perto e a outra muito distante, citadas por Castelo Branco.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "B. Itiobova". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/B._Itiobova. Data de acesso: 20 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página