Ações

Barra do frade

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Barra do frade '''Natureza:''' barra '''Mapa:''' PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREA...')
 
m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A)
Linha 44: Linha 44:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição de 12h22min de 7 de janeiro de 2013

Coleção Levy Pereira


Barra do frade


Natureza: barra


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA

Barra do 'Ĩobúguacû ou R. Fermo∫o' (Rio Formoso).


Nomes históricos: Barra do frade.


Nome atual: Barra do Rio Formoso.

Essa barra tem como característica a entrada e o canal de navegação interno à linha de recifes bastante estreitos - o "boqueirão" (vide citação abaixo).

Citações

►(Sousa, 1587), pg. 60:

"De Maracaípe ao rio Formoso são duas léguas, o qual tem um arrecife ao mar defronte de si, que tem um boqueirão por onde entram navios da costa, o qual está em nove graus, cuja terra é escalvada mas bem provida de caça.".

►(Laet, 1637), "Descrição do Brasil desde o Recife de Pernambuco ao sul até o Rio São Miguel", pelo capitão Willem Jansz, pg. 171:

"Mar adentro em frente de Serinhaém está a ilha de Santo Aleixo. ... Duas pequenas léguas a sul desemboca o Rio Formoso. A entrada é entre dois recifes, com uma profundidade de 13 pés, no máximo. É um belo rio que produz bastante açúcar. Um pequeno trecho rio adentro, os portugueses tiveram uma pequena fortaleza com 4 peças, a qual foi conquistada pelos nossos e demolida em parte, levando a artilharia e depois abandonando o fortim. Quem quer entrar aqui, oriente-se por um morro calvo com três árvores. Ao vê-lo também verá outro morro ao sul do primeiro mencionado, de cujo lado do norte encontra-se uma árvore isolada de todas as demais. Mantenha-a a oeste e dirija-se à árvore até ter passado o recife do sul; depois dirija-se a sul até ter o rio aberto e poderá entrar quando quiser. A três léguas do Rio Formoso pela costa a sul-sudoeste está o Rio Una.".

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 182:

"O rio Mombucaba é imediato. Pela foz alargada vem o Iobuguaçu ou Rio Formoso, com a Barra do Frade, à esquerda, junto a Nossa Senhora do Guadalupe.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Barra do frade". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Barra_do_frade. Data de acesso: 18 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página