Ações

Capitania de Alagoas

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
 
(23 edições intermediárias de 3 usuários não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Verbete|nome=Carlos|sobrenome=Carvalho|verbete=Em 1711 Alagoas foi  elevada à categoria de comarca, e pelo Decreto Real de 16 de setembro de 1817 desligada da capitania de Pernambuco e constituída uma  capitania independente<ref>BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas . Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v. (Edições do Senado Federal ;vol. 62-A, 62-B)</ref>. Inicialmente, era a região integrada com a capitania de Pernambuco, sendo Duarte Coelho o responsável por ela. }}
+
{{Verbete|nome=Carlos|sobrenome=Carvalho|verbete= De acordo com o segundo foral de  24 de Outubro de 1534, Alagoas integrava parte do território referente à capitania de Pernambuco. Devido a fatores econômicos e demográficos Alagoas foi  elevada à categoria de Comarca em 1711. E pelo Decreto Real de 16 de setembro de 1817, esta foi  desligada da capitania de Pernambuco e constituída uma  capitania independente. No ano do seu desligamento com a capitania de Pernambuco, Alagoas contava com oito vilas, e tinha uma população de 100 mil habitantes, que se dividiam em 10 freguesias. <ref>BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas . Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v. (Edições do Senado Federal ;vol. 62-A, 62-B)</ref>.  
{{trecho|texto= Os habitantes primitivos das Alagoas eram selvagens bronzeados, de estatura mediana, cabelos pretos e lisos e olhos castanho-escuros. Oriundos principalmente do grupo Tupi - na costa -, subdividiam, entre outras tribos, em Vouvés, Aconãs, Chocós, Romaris, Mariquitos e Abacoatiaras e os Chucurus. No processo de colonização portuguesa, Alagoas integrava o pedaço que coube a Duarte Coelho Pereira o qual se denominou Nova Lusitânia. [...] O primeiro donatário foi um empresário e chefe militar de qualidades excepcionais. Decidido a limpar o litoral da presença dos franceses, desceu até o Rio São Francisco. Rica em terras, águas e matas, Alagoas possuía os fatores essenciais para a exploração da cana-de-açúcar e sua industrialização. Com, praticamente, o extermínio dos indígenas, o território alagoano foi considerado pronto para a colonização. .|fonte=[[BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas . Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v. (Edições do Senado Federal ;vol. 62-A, 62-B)]]}}
+
== Lista das Vilas e Cidades da Capitania de Alagoas ==
 +
 
 +
[[Bom Sucesso do Porto Calvo]]
 +
 
 +
[[Penedo do Rio São Francisco]]
 +
 
 +
[[Poxim]]
 +
 
 +
[[Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul]]
 +
 
 +
[[Vila Nova de São João da Anadia]]
 +
 
 +
[[Vila Real de Bragança]]
 +
 
 +
{{biblioselecionada|codigozotero=4W6E6G3X|capitania=Alagoas}}
 +
 
 +
 
 +
 
 +
}}
 +
 
  
 
[[Category:População e Território ]]
 
[[Category:População e Território ]]
 
[[Category:Alagoas]]
 
[[Category:Alagoas]]
[[Category:Cidades e vilas]]
+
[[Category:Capitanias]]

Edição atual tal como 13h08min de 1 de fevereiro de 2016

por Carlos Carvalho


De acordo com o segundo foral de 24 de Outubro de 1534, Alagoas integrava parte do território referente à capitania de Pernambuco. Devido a fatores econômicos e demográficos Alagoas foi elevada à categoria de Comarca em 1711. E pelo Decreto Real de 16 de setembro de 1817, esta foi desligada da capitania de Pernambuco e constituída uma capitania independente. No ano do seu desligamento com a capitania de Pernambuco, Alagoas contava com oito vilas, e tinha uma população de 100 mil habitantes, que se dividiam em 10 freguesias. [1].

Lista das Vilas e Cidades da Capitania de Alagoas

Bom Sucesso do Porto Calvo

Penedo do Rio São Francisco

Poxim

Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul

Vila Nova de São João da Anadia

Vila Real de Bragança

Capitania de Alagoas






Bibliografia selecionada da Capitania de Alagoas


[editar] Referências

  1. BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas . Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v. (Edições do Senado Federal ;vol. 62-A, 62-B)



Citação deste verbete
Autor do verbete: Carlos Carvalho
Como citar: CARVALHO, Carlos. "Capitania de Alagoas". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_Alagoas. Data de acesso: 28 de março de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página