Ações

Capitania de São Tomé

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 07h36min de 20 de janeiro de 2015 por Nayarasr (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
por Nayara Rocha


A capitania de São Tomé ou [[capitania de São Tomé��|capitania do Paraíba do Sul]] foi fundada por Pedro Góis, fidalgo português que veio para o Brasil junto com os irmãos Pero Lopes de Sousa e Martim Afonso de Sousa. As terras doadas pelo rei D. João III a Pedro Góis estendiam-se por trinta léguas, tendo como limites a capitania de Espírito Santo, de Vasco Fernandes Coutinho, e as terras de Martim Afonso de Sousa, que formavam a capitania de São Vicente.[1]

Histórico

Gabriel Soares de Souza, na obra 'Tratado descriptivo do Brazil em 1587', afirma que Pedro Góis viajou ao Brasil acompanhado de Pero Lopes de Sousa e que Góis, afeiçoando-se à terra, teria pedido ao rei que lhe concedesse uma capitania. Tendo conseguido, voltou ao Brasil para tomar posse de suas terras e iniciar seu povoamento. Gabriel Soares de Souza afirma que Pedro Góis teria permanecido ali durante dois anos, nos quais teria convivido pacificamente com os índios guaitatacazes. Após esse período, teria início um conflito entre os moradores da capitania e os índios. O conflito, que teria durado cinco ou seis anos, teria tido fim com o despovoamento da capitania e o remanejamento da população restante para a capitania vizinha do Espírito Santo. Pedro Góis, após a derrota para os índios guaitacazes, voltou para Lisboa.


Referências

  1. SOUSA, Gabriel Soares de; VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. Tratado descriptivo do Brazil em 1587. Rio de janeiro: Typ. Universal de Laemmert, 1851.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Nayara Rocha
Como citar: ROCHA, Nayara. "Capitania de São Tomé". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_S%C3%A3o_Tom%C3%A9. Data de acesso: 28 de março de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página