Ações

Como colaborar

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
Linha 2: Linha 2:
  
 
'''Se você é especialista em alguma região, pode se "assenhorar" de dilatadas terras, capitanias, distritos ou vilas, visando melhorar a representação visual destes elementos no Atlas. Com isso, você mesmo poderá utilizar o resultado (na forma de mapas) em seus trabalhos acadêmicos, com uma cartografia feita sob medida para sua investigação.
 
'''Se você é especialista em alguma região, pode se "assenhorar" de dilatadas terras, capitanias, distritos ou vilas, visando melhorar a representação visual destes elementos no Atlas. Com isso, você mesmo poderá utilizar o resultado (na forma de mapas) em seus trabalhos acadêmicos, com uma cartografia feita sob medida para sua investigação.
 
Para fazer isso: faça seu registro e, depois, basta indicar uma região no momento de seu registro, além de criar um "projeto", uma vez dentro do site, com o nome da região desejada. Cada produto, "pontos", verbetes ou outros, poderá ser "rotulado" com o nome deste projeto e posteriormente publicado nos sites do Atlas.'''
 
  
  

Edição de 14h42min de 14 de maio de 2013

Conquistando.png

Se você é especialista em alguma região, pode se "assenhorar" de dilatadas terras, capitanias, distritos ou vilas, visando melhorar a representação visual destes elementos no Atlas. Com isso, você mesmo poderá utilizar o resultado (na forma de mapas) em seus trabalhos acadêmicos, com uma cartografia feita sob medida para sua investigação.


Enviando.png

Você fez uma longa pesquisa, produziu mapas, gráficos, tabelas e agora tem interesse em compartilhar isso no Atlas? Nós podemos cuidar disso para você. A autoria da pesquisa será sua, obviamente. Para tanto, basta fazer seu registro neste site e enviar os conteúdos através da aba "Arquivos". Uma vez enviado, ele entrará na fila de preparação para depois ser publicado nos websites do Atlas. Teses, dissertações ou monografias, por exemplo, geram dezenas de informações secundárias, que foram importantes para contextualizar seu objeto, e podem agora virar verbetes na BiblioAtlas.

Nosso projeto também pretende criar um grande banco de dados de gráficos, mapas e tabelas encontradas em livros, artigos, dissertações e teses sobre o Brasil Colonial. Esta base estará em breve disponível aqui.


Marcando.png

Se você já tem alguma noção de cartografia digital e já produziu algum conteúdo histórico para o Brasil colonial, pode colaborar conosco enviando esta informação, que será compartilhada no Atlas. Apesar do fato de "pontos" não serem considerados produção acadêmica, cada informação destas é detalhada com a AUTORIA dela. Marcar um ponto envolve enorme pesquisa e não ignoramos o responsável por este trabalho. Para "enviar pontos", entre na aba "Base de Lugares" e preencha os campos.

Caso você tenha interesse em aprender sobre isso, basta fazer seu registro e, depois, entrar na aba "Treinamento" e estudar um pouco sobre cartografia histórica, cartografia digital e temas afins. Você também pode assistir aos vídeos do Atlas, no nosso canal youtube.


Escrevendo.png

BiblioAtlas é o suporte textual do Atlas Digital da América Lusa. Ela procura apresentar um texto explicativo para cada ponto, linha e polígono exibido no mapa principal. Contudo, procuramos publicar conteúdos feitos por especialistas nos mais diversos temas. A BiblioAtlas já conta com mais de 3000 verbetes, feitos por diversos especialistas, a maioria, mestrandos e doutorandos. Você pode colaborar com qualquer verbete, seguindo as instruções da aba "Verbetes" deste website. Sua contribuição será muito importante e a autoria será toda sua, evidentemente.


Revisando.png

Você conhece geográfica e historicamente uma região? Identificou um erro em nossos conteúdos? Por favor, seja bem-vindo! Entre na aba "informar erro" deste site (que pode ser vista acima) e nos ajude avisando deste problema.