Ações

De Fr. Velanes

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
Linha 3: Linha 3:
  
  
'''de Fr. Velanes'''
+
====de Fr. Velanes====
  
 +
Curral na [[m.e.]] do '[[Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco]]' (Rio São Francisco), a montante da 'Lagoa ƒunda' (Lagoa Funda).
  
  
Linha 14: Linha 15:
  
 
'''Capitania:''' PARANAMBVCA
 
'''Capitania:''' PARANAMBVCA
 
Curral na m.e. do '[[Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco]]' (Rio São Francisco), a montante da 'Lagoa ƒunda' (Lagoa Funda).
 
  
  

Edição de 12h59min de 28 de dezembro de 2014

Coleção Levy Pereira


de Fr. Velanes

Curral na m.e. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante da 'Lagoa ƒunda' (Lagoa Funda).


Natureza: curral


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma


Capitania: PARANAMBVCA


Nome histórico: de Fr. Velanes, Curral de Francisco Velanez.


Nome atual: possivelmente Fazenda Humaitá.

Vide mapa IBGE Geocódigo 2700904 Belo Monte-AL.

Citações

(Calado, 1648), Volume 2, Livro Quarto, Capítulo V, SUMÁRIO, De como a nossa gente ganhou a fortaleza do Rio São Francisco aos Holandeses, pg. 106:

"Tão extremadamente o fizeram nesta ocasião, assim os moradores do Rio de S. Francisco, como os soldados da Baía, e com tanto esforço, e valor, como os mais valorosos do mundo, e assim desejando eu louvá-los a todos, como merecem, não me atrevo a pôr uns em primeiro lugar, sem fazer agravo aos outros. Porém assim por maior quero ir nomeando de uns, e de outros, alguns que mais se extremaram porque lhes caiu em sorte o ocupá-los o Cabo de Capitães Nicolau Aranha em coisas particulares, dos moradores do Rio de S. Francisco, o Capitão André da Rocha de Antas, e o Capitão Valentim da Rocha, os quais em companhia do Capitão Pedro Aranha sempre tiveram a vanguarda no cerco da fortaleza; e estiveram mais chegados ao inimigo, João Velho, Manuel Gonçalves Marzagão, Gaspar Gonçalves Névoa, os dois irmãos chamados os Britos, Francisco Velanes, o qual, com mui grande trabalho, e dispêndio, mas com muita vontade, e contentamento passou toda a nossa infantaria da outra parte do Rio, aonde estava a fortaleza, e no sítio sempre nos acompanhou com pessoa, e fazenda, e outros muitos que não nomeio, por não ser enfadonho, ...".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 162:

"Depois é a lagoa Ipoxi, ligada ao grande rio e um torvelinho que Barléu (ou Marcgrave) registou à maneira nórdica, maelstrom. Vem uma antiga propriedade portuguesa, de Fr. Velanes, a Lagoa Funda, a ilha do Ouro, outra terra de Francisco Velanes (37), entre os rios Ipanema (o Panema, vindo de Pernambuco) e o Iacuabeima, possivelmente o atual Cotovelo.

...

(37) Esse Francisco Velanez muito auxiliou o capitão Nicolau Aranha a tomar o Forte Maurício aos holandeses em setembro de 1645. A ele se refere, com elogios, Frei Manuel Calado no VALEROSO LUCIDENO.".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "De Fr. Velanes". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/De_Fr._Velanes. Data de acesso: 23 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página