Ações

De Fr. Velanes

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 16h09min de 15 de janeiro de 2015 por Levypereira (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira


de Fr. Velanes

Curral na m.e. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante da 'Lagoa ƒunda' (Lagoa Funda).


Natureza: curral.


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: de Fr. Velanes, Curral de Francisco Velanez.


Nome atual: possivelmente é o núcleo histórico do povoado Cristinga, município de Belo Monte-AL.

Vide mapa IBGE Geocódigo 2700904 Belo Monte-AL.

Citações:

(Calado, 1648), Volume 2, Livro Quarto, Capítulo V, SUMÁRIO, De como a nossa gente ganhou a fortaleza do Rio São Francisco aos Holandeses, pg. 106:

"Tão extremadamente o fizeram nesta ocasião, assim os moradores do Rio de S. Francisco, como os soldados da Baía, e com tanto esforço, e valor, como os mais valorosos do mundo, e assim desejando eu louvá-los a todos, como merecem, não me atrevo a pôr uns em primeiro lugar, sem fazer agravo aos outros. Porém assim por maior quero ir nomeando de uns, e de outros, alguns que mais se extremaram porque lhes caiu em sorte o ocupá-los o Cabo de Capitães Nicolau Aranha em coisas particulares, dos moradores do Rio de S. Francisco, o Capitão André da Rocha de Antas, e o Capitão Valentim da Rocha, os quais em companhia do Capitão Pedro Aranha sempre tiveram a vanguarda no cerco da fortaleza; e estiveram mais chegados ao inimigo, João Velho, Manuel Gonçalves Marzagão, Gaspar Gonçalves Névoa, os dois irmãos chamados os Britos, Francisco Velanes, o qual, com mui grande trabalho, e dispêndio, mas com muita vontade, e contentamento passou toda a nossa infantaria da outra parte do Rio, aonde estava a fortaleza, e no sítio sempre nos acompanhou com pessoa, e fazenda, e outros muitos que não nomeio, por não ser enfadonho, ...".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 162:

"Depois é a lagoa Ipoxi, ligada ao grande rio e um torvelinho que Barléu (ou Marcgrave) registou à maneira nórdica, maelstrom. Vem uma antiga propriedade portuguesa, de Fr. Velanes, a Lagoa Funda, a ilha do Ouro, outra terra de Francisco Velanes (37), entre os rios Ipanema (o Panema, vindo de Pernambuco) e o Iacuabeima, possivelmente o atual Cotovelo.

...

(37) Esse Francisco Velanez muito auxiliou o capitão Nicolau Aranha a tomar o Forte Maurício aos holandeses em setembro de 1645. A ele se refere, com elogios, Frei Manuel Calado no VALEROSO LUCIDENO.".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "De Fr. Velanes". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/De_Fr._Velanes. Data de acesso: 22 de novembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página