Ações

Den Wachter

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 12h24min de 5 de outubro de 2020 por Levypereira (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira


Den Wachter

Rochas altas no leito do rio 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante de 'Klipeylanden'.


Natureza: morro.


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: CIRÎÎĬ.


Nome histórico: Den Wachter.


Nome atual: ...

Rochas altas no leito do rio São Francisco, a montante da atual cidade de Canindé de São Francisco-SE.

Nesse trecho do rio, que corre rápido e num cânion, há muitos redemoinhos, ilhotas rochosas e pedras aflorando no leito do rio, conforme destaca o BQPPB.


Toponímia:

Teensma, B. N. traduziu:

"Den Wachter = de wachter, o guarda / a sentinela.".


Citações:

(Margrave, 1643?) [ATLAS - Harvard Library], [mapa] DE CAPITANIE CIRIJI. / RIO St, FRANCISCO, plotadas, '∂Ԑn WachtԐr', duas rochas altas no leito do rio, com um redemoinho à sua direita (lado sul), entre as ilhotas 'Clip Ԑÿlan∂ԐkԐn' e ,'2. Wall∫che húÿ∫Ԑn'.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 141:

"O primeiro topônimo português no mapa holandês é a Ilha do Ferro. À margem direita há um acampamento de Tapuias, Tapiria, n'altura da ilha. As indicações anteriores apenas mencionam asperidades, das Wachter, walsche huysen, klipeylanden, noções pouco simpáticas a uma colonização agrícola. O desenho, até a maloca indígena, faz correr o S. Francisco entre orlas de serras. ".


Notas:

O Rio São Francisco a jusante de 'Den Wachter' é relativamente estreito, com algumas corredeiras, todavia, navegável do Oceano Atlântico até a cidade de Piranhas-AL, que está 3,5 Km a jusante do 'Den Wachter' e a 208 Km do Oceano.

O Rio São Francisco está espremido entre serras com até 140 m de altura em relação ao rio, no trecho conhecido como cânion (canhão geológico), e que se inicia na Cachoeira de Paulo Afonso e vai até Pão de Acúcar-AL. O BQPPB representa muito bem essa característica, desenhando serras (montes) nas duas margens continuamente entre 'Den Wachter' e a barra do 'Ibĩtĩpuruã_cunhã' (Riacho Grande), 4 Km a montante 'Suyckerbrood' (monte próximo à cidade de Pão de Açúcar-AL).

Especificamente para o cânion do rio, destacamos as seguintes citações:

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, plota o 'RIO DE SAÕ FRANCISCO', entre o Oceano Atlântico e a Cachoeira de Paulo Afonso:

  • Desenhando as corredeiras imeditamente acima do 'Den Wachter' do BQPPB, assinalando-as com as letras DD, 'DD - Primeira cachoeira do Rio S Frco.';
  • Desenhando as segundas corredeiras, a montante da primeira, assinalando-as com as letras EE, 'EE - Segunda cachoeira onde entra o Rio da Cõchas';
  • Desenhando mais acima a cachoeira (salto) de Paulo Afonso, assinalando-a com as letras FF, 'FF - Sumidouro do Rio de S Frco.'.

(Sampaio, 1905), pg. 14-15:

"Piranhas oferece ao visitante, quer do lado do rio quer do alto da montanha em cuja encosta ásperas se edificou, um aspecto desagradável. O local topograficamente falando não podia ser pior. Mas como aí é que a navegação de fato termina, com o trecho navegável do canhão em que o rio penetra desde Paulo Afonso até Pão de Açúcar, o porto natural se foi aos poucos povoando, e as edificações foram galgando a montanha ao longo da estrada do sertão que aí começa.

O trecho do rio que acabávamos de percorrer, para cima de Pão de Açúcar, é de fato, um estreito canhão de margens escarpadas, altas e pedregosas, onde o gneiss e o micachisto predominam e dão à paisagem esse tom áspero e enegrecido, das regiões estéreis e quase despidas de vegetação.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Den Wachter". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Den_Wachter. Data de acesso: 25 de maio de 2022.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página