Ações

Fort Orange

De Atlas Digital da América Lusa

Fort Orange

Geometria

Coleção Levy Pereira


Fort Orange

'Fort Orange' no MBU.

Forte no sudeste da 'I. Itâmaracâ', na m.d. da 'Zuyder gadt'.


Natureza: fortaleza.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: ITÂMARACÂ.


Nome atual: Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá.


Nomes históricos: Forte Orange (orangԑ, Oranges), Ca∫trum Auriacum.

Citações:

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotada com o símbolo de forte, 'F. orangԑ', numa ilhota a sudeste da Ilha de Itamaracá e na m.e. da 'ß. ∂Ԑ Tamaraca' .


►Mapa INSULA TAMARACA, (Barléu, 1647), fig. 19, plotado, 'Ca∫trum Auriacum'.


►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado com símbolo de forte, 'F Oranges', numa ilhota a sudeste de 'ITAMARACÁ'.


►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Forte Orange', numa ilhota a sudeste de 'Itamaraca'.


(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), no tópico FORTIFICAÇÔES / De Itamaracá, pg 120-121:

"Em direção ao Norte, a fortificação mais próxima é a da ilha de Itamaracá. Dentro da barra apresenta-se em primeiro lugar o forte Orange, situado sobre um baixo de areia separado da terra firme por uma angra, que é vadeável de baixa-mar. Este forte domina a entrada do porto, visto como os navios que entram têm de passar por diante dele a tiro de arcabuz. É quadrado, com quatro baluartes, e ultimamente foi elevado e reparado, mas quase não tem fossos, nem estacada ou palissada, o que é necessário se faça, bem como convém aprofundar o fosso e cercar o lado exterior com uma contra-escarpa. Diante deste forte, do lado do Norte, por onde o inimigo se pode aproximar, há um hornaveque. ".


(Dussen, 1640), no tópico FORTIFICAÇÔES, pg 202-203:

"ITAMARACÁ

A Ilha de Itamaracá tem os seguintes fortes: em primeiro lugar o forte Orange, na entrada sul do canal, que é o principal porto da Ilha. É um forte quadrangular com 4 baluartes, elevado, tendo em certo trecho um fosso, mas pouco profundo e seco; está cercado por uma forte estacada. Aí estão 12 peças, a saber: 6 de bronze e 6 de ferro. As de bronze são: 1 de 26 lb, 1 de 18 lb, 3 de 12 lb e 1 de 6 lb; as de ferro são: 2 de 5 lb e 4 de 4 lb. ".


(Pereira da Costa, 1951), Volume 4, Ano 1693, pg. 390-392, discorre com ricas informações sobre o forte, especialmente após o período da conquista neerlandesa. Todavia, destacamos:

@ pg. 391:

"Em 1654 foi evacuado pelos holandeses, e ocupado por um corpo de tropas sob o comando do mestre-de-campo Francisco de Figueiroa.".

@ pg. 392:

"A fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, o forte de Orange dos holandeses, tem na história das nossas lutas no período da dominação batava, as mais gloriosas páginas em que tanto resplendeu o valor e heroísmo dos pernambucanos.".


(Câmara Cascudo, 1956), pg. 185:

"Na ilha de Itamaracá, com o Forte de Orange (Zuyder gadt), Barleu não menciona o canal de Itapissuma que a separa do continente.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Fort Orange". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Fort_Orange. Data de acesso: 16 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página