Ações

História do Brasil, por frei Vicente do Salvador - Livro 1 - Do descobrimento do Brasil

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 13h51min de 16 de janeiro de 2013 por Tiagogil (disc | contribs)

O livro primeiro marca como começo da história do Brasil a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao território do Brasil, que, segundo o franciscano, não foi descoberta de propósito e sequer se sabia de sua existência. O frei descreve como se deu a chegada das naus ao porto seguro e os primeiros encontros com os índios, que tomaram os portugueses como seres divinos.

O livro prossegue a contar a história da presença portuguesa no território americano recém-descoberto, tomando como ponto de partida a chegada da civilização européia ao território. Somente a partir de então, de acordo com o objetivo da obra de frei Vicente, é que acontecem os eventos relevantes à obra: escrever uma crônica sobre a expansão do Império Português e seu sucesso frente às adversidades do território -- o clima úmido e quente, o gentio resistente à catequese e, por vezes, aliado aos inimigos de Portugal, e animais peçonhentos os quais os portugueses desconheciam eram os principais elementos hostis sobre os quais os descobridores triunfariam, para o bem da causa do Império.

O Brasil é muito elogiado pelo franciscano: o clima seria temperado e com bons ventos; os alimentos são abundantes, com opções de carnes de caças, peixes e frutas; alguns grupos de índios eram descritos como inocentes, ingênuos e bondosos, mas viviam no pecado, desconhecendo a palavra de Deus, que seria levada até eles pelas obras dos grupos religiosos que viriam de Portugal para realizar o trabalho de catequese; existiam várias plantas medicinais, além do ar ser descrito como "salutífero". O frei prossegue com a descrição das aves e animais da terra.

O frei ainda inclui uma teoria difundida na época, que ele mesmo aponta como sendo falsa, sobre a origem dos povos indígenas naturais do Brasil, e em seguida prossegue para descrever as nações mais conhecidas até a época mais recente da presença portuguesa nas Américas, descrevendo algumas peculiaridades da língua dos índios, suas habitações, festas e costumes espirituais.

Com a descrição dos costumes do gentio, frei Vicente encerra o livro primeiro.

Índice total






Citação deste verbete
Autor do verbete: Mariana Leonardo de Souza
Como citar: LEONARDO DE SOUZA, Mariana. "História do Brasil, por frei Vicente do Salvador - Livro 1 - Do descobrimento do Brasil". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Hist%C3%B3ria_do_Brasil,_por_frei_Vicente_do_Salvador_-_Livro_1_-_Do_descobrimento_do_Brasil. Data de acesso: 13 de dezembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página