Ações

História do Brasil, por frei Vicente do Salvador - Livro 2 - Da história do Brasil no tempo de seu descobrimento

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 04h02min de 18 de janeiro de 2013 por Tiagogil (disc | contribs)

O livro segundo da História do Brasil trata da divisão da terra do Brasil em capitanias e de sua distribuição entre os primeiros capitães-donatários. Neste livro, frei Vicente conta as dificuldades dos primeiros donatários em se estabelecerem no território recém-explorado e de suas lutas contra o gentio que os queriam expulsar de lá.

O franciscano conta como os critérios para os donatários estabelecerem a dimensão de suas capitanias eram vagos; ainda que existisse um limite no papel (de cinquenta léguas ao longo da costa, por exemplo), a capitania poderia se extender desde onde termina um domínio até onde começa o outro.

Por várias vezes as povoações estabelecidas tinham que ser abandonadas em poucos anos de existência devido às incursões de índios. Em outras ocasiões, os principais impedimentos do estabelecimento dos portugueses no território do Brasil foram as invasões de principalmente corsários franceses, mas depois de também de corsários ingleses, que por vezes os invasores forjavam alianças com o gentio.

Índice total






Citação deste verbete
Autor do verbete: Mariana Leonardo de Souza
Como citar: LEONARDO DE SOUZA, Mariana. "História do Brasil, por frei Vicente do Salvador - Livro 2 - Da história do Brasil no tempo de seu descobrimento". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Hist%C3%B3ria_do_Brasil,_por_frei_Vicente_do_Salvador_-_Livro_2_-_Da_hist%C3%B3ria_do_Brasil_no_tempo_de_seu_descobrimento. Data de acesso: 14 de outubro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página