Ações

I S Aleyxo

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 17h30min de 19 de julho de 2016 por Levypereira (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira


I S Aleyxo

'I. S. Alexo' no MBU.

Ilha marítima ao sul da 'Pta. de Çaranambĩ' (Ponta de Serrambi-PE).

Há símbolos de portos ao sul e ao norte dessa ilha.


Natureza: ilha maritima.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: I S Aleyxo; I. S. Alexo; I. St AlԐxo; ilha de Sant'Aleixo.


Nome atual: Ilha de Santo Aleixo.

Citações:

►Mapa PE (Albernaz, 1626/1627), plotada como ilha marítima, 'ILHA DE S. ALEIXO', ao sul de 'Macahug' (Pontal de Maracaipe).

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotada como ilha marítima, 'I. St AlԐxo', ao sul da 'Pta. ∂Ԑ SԐrnambin.'.

►Mapa Y-31 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio St. antonij Mimijn ende Cabo St. aúgústijn, plotada como ilha marítima, 'St. Alexo' ao sul da 'Pº ∂e sernabÿn:'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada como ilha, 'I S Aleyxo' ao sul da 'Pto. di Caranambi'.

(Laet, 1637), Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 129:

"Duas léguas além segue o rio Serinhaém, ...

Aproximadamente meia légua a leste diante da entrada encontra-se a ilha de Santo Aleixo, onde não há água fresca. Duas léguas além de Santo Aleixo está o rio Formoso, com 20 pés de profundidade na entrada.".

(Dussen, 1640), pg. 138-139:

"PERNAMBUCO

...

Os rios, ancoradouros e baías com boa disposição para abrigar navios, ao longo da costa de Pernambuco, são os seguintes: ...

4) atrás da Ilha de Santo Aleixo há um local para recolher os maiores navios, tanto para limpeza como para reparos, mas não tem senão essa utilidade; ... ".

(Pereira da Costa, 1903), Volume 1, Ano 1523, pg. 105:

"Neste ano já a Ilha de Santo Aleixo era assinaladamente conhecida, e com esta sua própria denominação, naturalmente imposta, como era costume, por ter ocorrido o seu descobrimento a 7 de julho, dia daquele Santo, de ano porém desconhecido, como se vê de uma carta geográfica do Brasil, — o célebre mapa de Turim, que se julga haver sido organizado em 1523, — (O nome Pernambuco nos mapas antigos, pelo Dr. Orville A. Derby) no qual, entre as localidades que figuram nas vizinhanças do Cabo Formoso, Santo Agostinho, vem a de Isla de Santo Aleixo, precisamente na sua própria situação geográfica.

Da ilha de Santo Aleixo faz menção Martim Afonso de Sousa no seu Roteiro, tratando das ocorrências do dia 31 de janeiro de 1531, escrevendo a respeito: — "Esta noite no quarto da prima me mandou o capitão J. com duas caravelas à ilha de S. Aleixo; porque tínhamos informação que estavam aí duas naus de França: fui toda a noite com o prumo na mão, sondando por fundo de doze braças: no quarto d'alva surgimos ao mar da ilha meia légua, em fundo de doze braças d'areia grossa".

A ilha de Santo Aleixo, — ninho de cisnes que nadam sobre as águas, defronte da foz do Serinhaem,— fica a uma légua do litoral, e perto da povoação da Barra do Serinhaem. Tem uma légua de circunferência, é plantada de imenso coqueiral, e parte do seu território é coberta de capoeira.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 183:

"A ilha de Sant'Aleixo fica de permeio ao Çerianhaya e o Guayaguira.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "I S Aleyxo". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/I_S_Aleyxo. Data de acesso: 29 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página