Ações

I dos Porcos

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 15h42min de 11 de janeiro de 2015 por Levypereira (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira


I dos Porcos

Ilha fluvial no canal de desague da 'Paraĩgèra ou Algoa de Sal' (Lagoa Manguaba), a montante da 'I. da Mi∫ericordia' (Ilha de Santa Rita).


Natureza: ilha fluvial.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: I dos Porcos; Ilha do Porto.


Nome atual: Ilha dos Portos.

Vide mapa IBGE Geocódigo 2704708 Marechal Deodoro - AL.


Nota:

Atualmente há uma ilhota, junto à Ilha dos Portos, denominada Ilha dos Frades, que não está mapeada no BQPPB, sugerindo que essa ilha tenha sido dividida por um novo canal após a década de quarenta do século XVII.

Citações:

►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA, plotada, sem nome, primeira ilha a jusante da 'Alagoa ∂Ԑ Zuy∂t' (Lagoa Manguaba).

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotada, sem nome, primeira ilha a jusante da 'Alagoa. ∂Ԑ Zuy∂t.' (Lagoa Manguaba).

►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotada, sem nome, primeira ilha a jusante da grande lagoa sem nome, ao sul da grande lagoa formada pelo 'Rº Allegoas:'.

(Walbeek & Moucheron, 1643), pg. 128 :

"A ilha do Porto, situada no começo da lagoa do Sul, pertenceu a Antônio do Porto, ausente; em alguns lugares é própria para plantação, mas em tempo chuvoso, quando a água da lagoa cresce, fica pela maior parte submergida. ".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 164:

"Na Paraigera fixa a ilha dos Porcos, na extremidade meridional e, antes da comunicação, a grande ilha da Misericórdia, a Santa Rita certamente, com três e meio sobre sete quilômetros de superfície.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "I dos Porcos". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/I_dos_Porcos. Data de acesso: 31 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página