Ações

Iguraçu (vila)

De Atlas Digital da América Lusa

Iguraçu (vila)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Iguraçu

'Garacu' no MBU.

Vila, com símbolo de vila ou cidade, na m.d. do 'Iguraçu' (Rio Igarassu).


Natureza: vila.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome atual: cidade de Igarassu-PE.


Nomes históricos: Vila (Antiga) de Igaruçu (Igaraçu, Igarassu, Iguarassu, Garaçu, Garacu, Guarosu, I. Garosu, Garasou, Igurace), Vila de Santa Cruz, Villa de Cosmos, Vila de Santos Cosme e Damião de Iguarassú.

  • Fundada em 27 de setembro de 1535 por Afonso Gonçalves - vide Pereira da Costa, abaixo.

Citações:

►Mapa IT (Albernaz, 1626/1627), desenhada como vila ou cidade, 'Iguarossu', na m.d. do 'Rio Guarosu'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA - plotado como vila (DorpԐn), 'I. Garosu' no vale do 'Rº Garasú'.

►Mapa Y-45 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Ponto Pommarel ende Cabo Blancko, plotado como cidade, 'Garasou', na m.e. do 'Rº: igarasou'.

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado como cidade, 'I. Garasu', na m.d. do 'Iguaraçu'.

Nesse mapa há também a indicação 'Igurace', fruto de corruptela dos topônimos dos mapas fontes, o BQPPB e o exemplar da Biblioteca do Vaticano, semelhante ao IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA.

►Mapa PE ((Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, símbolo de vila, 'Igurucu', na m.d. do rio 'Igaracu'.

(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg. 88:

"JURISDIÇÃO DE IGUARASSU

...

Este distrito não se divide em freguesias; não há mais que a Vila Antiga de Iguarassu, a mais antiga de todo o Brasil. ".

(Nieuhof, 1682), pg. 38:

"A Capitania de Pernambuco é das maiores e mais importantes do Brasil holandês. ... Divide-se ela em 11 distritos pequenos, habitados pelos portugueses a saber: a cidade de Olinda, Iguarassu, Recife, Muribeca, Santo Antônio, Ipojuca, Serinhaém, São Gonçalo de Una, Porto Calvo, Alagoas do Norte e Alagoas do Sul, dentre as quais Olinda e Iguarassu são as principais.

A cidade, ou antes a aldeia de Iguarassu, encontra-se a alguma distância da costa, em frente à ilha de Itamaracá, junto ao rio do mesmo nome e a cerca de 5 milhas de Olinda. Foi primitivamente habitada por artífices portugueses, mas, desde que a ocupamos, em maio de 1633, várias famílias ricas lá se fixaram.".

(Pereira da Costa, 1951), Volume 1, Ano 1535, Março 9:

@ pg. 171:

"Coelho, como refere Frei Vicente do Salvador, veio com uma grossa armada, trazendo sua mulher D. Brites de Albuquerque e seu cunhado Jerônimo de Albuquerque, e desembarcou no rio Igarassu, no lugar que depois se chamou os Marcos, — porque ali se demarcam as terras da sua capitania com as de Itamaracá, — onde já existia uma feitoria régia para o tráfico do pau-brasil, e uma fortaleza de madeira, na qual se recolheu ele com a sua comitiva e residiu por algum tempo.

Foi daquela antiga feitoria, segundo o citado historiador, que o donatário deu ordem para que se levantasse e erigisse a Vila de Igarassu, confiando essa incumbência a um honrado vianes chamado Afonso Gonçalves, seu companheiro nas jornadas da Índia.

...

Deste porto dos Marcos, escreve Jaboatão, saiu Duarte Coelho, e deixando esse braço do rio que cerca a ilha de Itamaracá pelo poente e buscando outra vez o mesmo rio para o sul pouco mais de uma légua, navegando por ele acima duas ao mesmo poente ou meio dia, deram fundo e saltaram em terra, não sem grande oposição do gentio, que no alto, à margem daquele porto tinha uma mui forte e abastada aldeia, que depois de larga resistência, combates e pelejas, foram vencidos e afugentados os seus habitadores. Foi a última vitória a vinte e sete de setembro, dia dos gloriosos mártires Santos Cosme e Damião, e à sua memória consagraram logo aquele lugar, levantando nele igreja sua, e dando princípio a uma povoação, que depois passou à vila com os nomes dos santos mártires, e foi a primeira da capitania de Pernambuco.

A localidade, que recebeu o nome de Igarassu, corruptela de ygara-açu, barco grande, navio, canoa grande, barco de alto bordo, originário dos índios, vem do fato, como escreve Teodoro Sampaio, de ser o porto, desde os primeiros anos da colônia, visitado por barcos que o atingiam com o concurso da maré.

@ pg.172:

"Na igreja matriz, notavelmente, se vêm quatro grandes painéis a óleo, de muito boa pintura, na frase de Jaboatão, dois dos quais comemoram o desembarque do donatário Duarte Coelho na localidade, a sua vitória nas pelejas com os índios, e a construção do templo, como bem assim narram as suas respectivas legendas, nestes termos:

1.° painel: —"A primeira terra, que em Pernambuco tiverão os portuguezes, foy esta de Iguaraçú, nome que lhe trouxe á admiração dos naturaes, vendo a grandeza das nossas embarcações, sendo o mesmo na sua língua, Iguaraçú, que he Náo Grande, chegando a ella no anno de 1530 (sic), em 27 de Setembro, dia de Santos Cosme e Damião, com cujo patrocínio vencerão no mesmo dia uma grande multidão de índios, e expulsando-os fóra, attribuirão aos santos a victoria.!

@ pg. 173-174:

"A categoria de vila, porém, teve-a logo à fundação da povoação, conferida pelo donatário Duarte Coelho, em virtude da faculdade régia que a respeito gozava pelo artigo quarto da carta de doação da capitania de Pernambuco, impondo-lhe o nome de Santa Cruz, como se vê já da sua menção no Foral da câmara de Olinda, outorgado pelo mesmo donatário em 1537, com a fixação dos limites de ambas as vilas assim expressos:

— "E porque do Rio Doce para a banda do norte fica com o termo de Santa Cruz, outro tanto ao longo do mar, duzentas braças pela terra dentro de arvoredo para madeira e lenha do povo da vila de Santa Cruz, assim como atrás conteúdo é para a vila de Olinda".

...

Vêm daí, por haver sido a primeira vila fundada em Pernambuco, e depois pela sua distinção, os seus honrosos títulos de Muito nobre, sempre leal, e mais antiga Villa de Santa Cruz e Santos Cosme e Damião de Iguarassú da Capitania de Pernambuco.

...

Teve também a vila, talvez concorrentemente com a denominação originária de Santa Cruz, e de Cosmos, como escreve Gabriel Soares, em 1587, naturalmente oriunda dos nomes dos seus padroeiros os Santos Cosme e Damião, como se colige de Frei Vicente do Salvador, falando anos depois da vila de Igarassu, ou dos Santos Cosmos. Gabriel Soares, porém, assim se ocupa da localidade naquela época: "A Villa de Cosmos está junto ao rio de Igaraçú que é o marco entre as capitanias de Tamaracá e Pernambuco, a qual villa será de duzentos visinhos pouco mais ou menos, e em cujo termo ha tres ingenhos de assucar muito bons".".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iguraçu (vila)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Igura%C3%A7u_(vila). Data de acesso: 19 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página