Ações

Itapoâ (Engenho de roda d'água com igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Itapoâ '''Natureza:''' Engenho de roda d'água com igreja '''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ...')
 
m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A)
Linha 84: Linha 84:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição de 07h53min de 8 de janeiro de 2013

Coleção Levy Pereira


Itapoâ


Natureza: Engenho de roda d'água com igreja


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE


Capitania: PARAIBA

Engenho de roda d'água com igreja na m.d. do 'Paraiba' (Rio Paraíba).

Jurisdição: Engenhos da PARAÍBA.


Nomes históricos: Itapoâ (Tapoa, Itapoá, Itapuá, Itapoã, Itaporã, Tapoã), Engenho Santo Antônio.


Nome atual: Fazenda Itapuá.

Vide o mapa IBGE Geocódigo 2513703 SÃO MIGUEL DE TAIPU-PB.

Citações

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como engenho, 'Ԑ. Tapoa'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotado como "Tapoa" e símbolo de engenho com igreja, na m.e. do riacho sem nome, afluente m.d. do "R. Parayba".

►(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg. 94:

"10. Engenho Santo Antônio, de Antônio de Valadares, presente; é de bois e mói. ".

►(Dussen, 1640), pg. 172:

"153) Engenho Santo Antônio em Itaporã, pertencente a Manuel Correia Pestana, é engenho d'água e mói. (*) São lavradores:

Manuel Vaz Varasas (?) 30 tarefas

Belchior Fra. Fagundes 35

Gonçalo da Rocha 14

Antônio de Magalhães 40

----- 
119 tarefas

(*) (Gonsalves de Mello, 1985) Aqui teria ocorrido um engano: o Engenho Santo Antônio, Tapoã ou Itapoã era de Antônio Correia de Valadares (de bois e mói): ver o "Breve Discurso" (doc. 5) e a "Descrição da Paraíba" de E. Herckmans, Rev. do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano nº 31, (Recife, 1886) p. 256. ".

►(Herckmans, 1639):

- pg. 21:

"Daqui (presumivel engenho Nossa Senhora de Guadalupe) o rio prolonga-se direitamente (sic) para cima, geralmente ao ocidente e ao oés-sudoeste, até o engenho Tapuá (23), ou Itapuá como alguns dizem. Este engenho levantado e possuído por Antônio de Valadares, é o último e o que se acha situado mais acima no terrotório desta Capitania. É movido a bois.".

- pg. 21-22 :

"... Por junto dele corre um pequeno rio chamado Itapuá, que vai ter no Paraíba. Tira o nome de uma pedra ponteaguda (poi Itapia significa pedra pontuda) que estava defronte deste pequeno rio no Paraíba. A meia légua do engenho (Engenho Itapuá) para o sul se acha uma aldeia de índios que tem o mesmo nome. É aí que o pequeno rio tem seu começo, originando-se de vários veios d'água que se congregam.".

- pg. 50-51, Coutinho, Marcus Odilon Ribeiro, "Notas" :

"(23) Ainda nos dias presentes tem o mesmo nome. Localiza-se Itapuá no município de São Miguel do Taipu. E tornou-se cenário de vários romances de José Lins do Rêgo, que a ele se refere inúmeras vezes em muitos dos seus livros.".

►(Sampaio, 1904), pg. 33:

"ITAPOA — aliás Itapoã, que procede de Itá-poã, significando, na verdade, pedra levantada ou erguida e só, por figura, pedra pontuda, como o traduziu Herckman, à pag. 256.".

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 219:

"Os quinhentos quilômetros do Paraíba figuram na sexta parte. O rio se apresenta bruscamente, sem serras e lagoas, apenas com afluente da esquerda, o Itapuã, com engenho e uma aldeia selvagem em sua possível cabeceira.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itapoâ (Engenho de roda d'água com igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Itapo%C3%A2_(Engenho_de_roda_d%27%C3%A1gua_com_igreja). Data de acesso: 28 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página