Ações

Iuripraxaca

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iuripraxaca

Rio afluente m.d. do 'Iauapóatá' - 'R. d. Ɛ∫tremo' (Rio Jaboatão).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Iuripraxaca (Jurisaqui).


Nomes atuais:

  • alto curso: Rio Jurissaca;
  • baixo curso: Rio Pirapama.


Notas:

Assume-se que o mapa BQPPB espelha corretamente a situação dos rios 'Iuripraxaca' (Rio Jurissaca), 'Pirápáma' (Rio Pirapama), ambos afluentes m.d. do 'Iauapóatã' (Rio Jaboatão) circa 1640.

A situação atual é bastante diferente, com o Rio Jurissaca sendo afluente m.d. do Pirapama, e este sendo tributário do Jaboatão.

Para tal, avaliando as imagens de satélite do Google Earth, chega-se à conclusão de que em algum momento nesses últimos 300 anos o Rio Pirapama, como consequência de enchentes, abandonou seu antigo leito no baixo curso até a foz, abrindo novo canal para o leito do Rio Jurissaca, capturando seu leito e o transformando em seu tributário.

Citações:

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado, sem nome, afluente m.d. do 'R.Janga∂a', tendo na sua m.d. o 'Ԑ. Jurisaqui'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Iuripraxaca', afluente m.d. 'R. ᵭ Estremo' - 'Iaucpoata' (Rio Jaboatão).

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 183-184:

"Na embocadura a que chamamos Das Duas Barras, caem três outros rios: — o Iuripraxaca (Jurissaca), o Pirapama e o Iauapoatã (Jaboatão).".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iuripraxaca". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Iuripraxaca. Data de acesso: 23 de abril de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página